internet · timeline

             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind
Um resumo
Evolução da Internet
Personalidades
Web
Hipertexto
Browser
Web-Design
Usabilidade
HTMLXHTML
E-mail
Blogosfera
Protocolos
PDF
Tablets
Google

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Evolução da Internet — um resumo


Novidades

UX — User Experience Design

1964: Paul Baran

Considerado um dos pionieros da criação dos conceitos e tecnologias da Internet, Paul Baran teve a ideia, em 1964, de criar uma rede distribuída, com o layout de uma grande teia.

1969: Arpanet

A agência norte-americana ARPA (Advanced Research Projects Agency) cria uma rede chamada Arpanet. Inicialmente a Arpanet ligou apenas 4 universidades. A Arpanet continuou a expandir-se durante as décadas de 70 e 80. Em 1972 já ligava 37 nós e em 1983, 562 nós.

1971: E-mail

Tão cedo como 1971, Ray Tomlinson criou um novo modo de comunicação: o correio electrónico. Em 1974, um estudo indicava que 75% de todo o tráfico de dados na ARPANET eram e-mails.

1979: Usenet

A Usenet nasce em 1979, quando um par de estudantes da Duke University, Tom Truscott e Jim Ellis, tiveram a ideia de ligar um par de computadores dessa universidade e da University of North Carolina para trocar informação técnica sobre o sistema operativo UNIX...

1983: TCP/IP

Em 1983 foi decidido usar a família de protocolos TCP/IP na ARPANET. Generalizou-se a partir daí o uso do termo "Internet" para a rede constituída pelas redes que usam os protocolos TCP/IP. Na década de 80, o sistema operativo UNIX e o TCP/IP passam a ser amplamente utilizados pela comunidade científica, quer nas universidades, quer noutros centros de I&D.

Em 1983, a ARPANET foi dividida em duas: a MILNET, dedicada a aplicações militares da Defense Data Network, e uma nova e mais pequena ARPANET para pesquisa e desenvolvimento.

O termo Internet foi utilizado para referir toda a rede: MILNET mais ARPANET. Em 1990, a ARPANET deixou formalmente de existir.

1989: a WWW

O primeiro passo do World Wide Web foi dado por Tim Berner Lee. Outros passos importantes foram o melhoramento do HTML e a implementação dos domínos (domains).

1995: a Internet comercial

A partir de 1995 assistimos ao rápido crescimento da Internet, já que pessoas particulares podem aceder de modo fácil e nao muito caro, aos servicos da Internet. Provedores e modens tornam o acesso fácil.

Portugal

A utilização da Internet em Portugal ocorreu no início dos anos 80, através da rede tefefónica e da rede pública da dados (X.25). Esta utilização era sobretudo a dos estudantes pós-graduados em universidades estrangeiras que, regressados a Portugal, mantinham o contacto com estas instituições.

Só depois da criação do primeiro nó EARN em Portugal, na Universidade de Lisboa, começaram a ser criadas ligações a este nó a partir de várias instituições nacionais. As ligações faziam-se através da rede pública de dados (Telepac).

A ligação a Espanha era feita por uma linha dedicada. No final de 1986 foi criada a Fundação para a Computação Científica Nacional, responsável pela Rede para a Comunidade Científica Nacional (RCCN) e, actualmente, também pela Rede de Ciência, Tecnologia e Sociedade (RTCS).

É através da RCTS que se ligam hoje à Internet as escolas públicas, privadas e profissionais do 5º ao 12º anos e as bibliotecas municipais. Informações actualizadas sobre estas redes, dados de crescimento em Portugal, encontram-se na FCCN: www.fccn.pt/pt/. Pode também encontrar-se informação sobre a RCTS no sítio Web da uARTE (Unidade de Apoio à Rede Telemática Educativa), no endereço www.uarte.mct.pt.

.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

Copyright by Paulo Heitlinger, 2012