Alfabetos

Alfabetos - o ebook

O E-book que todos aguardavam! Em Portugal, em Espanha, no Brasil e na América Latina.

Capa do livro: Alfabetos

Profusamente ilustrado, criteriosamente pesquisado e redigido, este e-book de 1.000 páginas (mil) serve para informar e orientar os que buscam inspiração para resolver as suas tarefas diárias de Paginação, Edição e Desenho gráfico.

Eventualmente, este é melhor livro sobre Caligrafia e Tipografia publicado em Espanha e Portugal.

1.000 páginas. Exclusivamente em formato e-book, PDF em formato DIN A4 ao largo, ideal para leitura on-screen, e também para projecção por Datashow.

Faça um teste: leia 100 páginas!
PDF download

Curioso? Então faça o download grátis das primeiras 100 páginas, que incluem o Índice de Temas, dando-lhe uma visão da qualidade e da abrangência dos temas deste livro de 1000 páginas.


Quando se tornou claro que o livro Alfabetos, na versão impressa, não iria ser vendido fora de Portugal, quis dar melhor divulgação e continuação a esta publicação.

A solução foi: divulgá-la em formato digital. Mas mais actual e mais abrangente. Senti a necessidade de alargar o âmbito do livro, para poder integrar 5 anos de investigação em muitos domínios. Além disso, as experiências feitas no Typeface Design e no meio universitário reforçavam a ideia que o livro deveria de ser alargado, para conter a abrangência de temas que o título sugere.

Deste modo, esta edição digital contêm os melhores textos do livro Tipografia e do livro impresso Alfabetos, assim com vários dos melhores artigos publicados nos Cadernos.

O novo formato, DIN A4 ao largo, leva uma representação gráfica adequada à leitura on-screen, e tira proveito de todos os mecanismos de navegação do formato PDF.

Dei muita atenção ao facto de que cada vez mais documentação está acessível pela Internet. O leitor encontrará dezenas de links que lhe facilitarão o acesso a extraordinários sites.

Este livro de Paulo Heitlinger promete tornar-se a nova obra de referência para todos os que necessitam uma visão crítica sobre as peculiaridades formais e funcionais das letras.

Uma obra essencial para quem trabalha conscientemente com letras.

  • 4ª edição: Abril de 2016. Preço: 30 Euros.
Compra por transferência bancária — ou Paypal

Mande um email ao autor Paulo Heitlinger, para obter os detalhes sobre os pormenores relativos ao download do seu exemplar pessoal.
Nesse email, indique se pretende fazer transferência bancária — ou se fez transferência via Paypal.


Keywords

Alfabeto romano. Alfabeto fenício. Alfabeto grego. Alfabeto árabe. Letras sefarditas. Fraktur. Góticas. Unciais. Visigóticas. Incunábulos. Gutenberg. Tipografia mecânica. Do manuscrito ao impresso. Punção, matriz, fundição, caractéres, B-42: o primeiro livro produzido em série. O Homem do Milénio. Tipos móveis. O valor dos tipos. Puncionistas, A puncionista Nelly Gable, Manufactura de tipos, Matrizes, A composição manual, Ligaduras, Oficinas. A célere expansão da Prototipografia. Disseminação pela Europa, Prototipografia em Portugal. Prototipógrafos cristãos e judeus em Portugal, Manuel I. Valentim Fernandes, Gótica Rotunda, As oficinas tipográficas mais famosas. William Caxton, Erhard Ratdolt, Veneza e Augsburgo, Nicolas Jenson, Aldus Manutius e Francesco Griffo, A Idade de Ouro da Tipografia de França, Le Bé, Antoine Augereau. Censura. Geoffroy Tory. Claude Garamond. Jacques Sabon, Simon de Colines, Robert Estienne, teólogo impressor, François Guyot. Evolução na Holanda e Flandres, Os Elzevier em Leyden e Amsterdam. A dinastia Enschedé de Haarlem. Johann Michael Fleischmann. Os holandeses portugueses. Os Deslandes. A Real Imprensa de Paris, 1640, Mechanik Exercises, de Moxon. Caslon, puncionista britânico. John Baskerville of Birmingham. O Manuel Typographique de Fournier. Les Didot. Tipografia espanhola. Josep Pradell, em Barcelona, Bodoni, em Parma, A British Letter Foundry de Bell, Vincent Figgins. J.E. Walbaum: Fraktur e Romanas. Breitkopf: partituras famosas. Benjamin Franklin, editor e tipógrafo. American Type Founders Company, Máquinas de fundição de tipos, A Kelmscoot Press, de William Morris, Schriftgießerei Gebr. Klingspor. Berthold Schriftgießerei, Berlin. Portugal e Brasil. Fundição de tipos em Portugal. O primeiro impressor no Brasil e o despotismo joanino. Impressão Régia no Brasil. Impressão. O prelo de madeira. Albion e Columbia. O prelo de Lord Stanhope, 1795. Washington Press, 1821. A Estereotipia, 1727. Impressoras industriais. As impressoras de König, 1811. As minervas. Plano a plano. Hippolyte Marioni. Litografia. Revolução a cores. Alois Senefelder. Jules Chéret. Toulouse-Lautrec. Litografia em Portugal. A primeira etapa da Litografia em Portugal, 1823... Rafael Bordallo Pinheiro, mestre da «Lythographia». Cassandre. Offset. Xilogravura. Gravura em metal. Serigrafia. Composição mecânica. A Linotype de Mergenthale. A Monotype de Tolbert Lanston. Fotocomposição. Analógica e digital. Diatype e Diatronic. DTP. Estilos de letras. Venezianas. Garaldes. Transição. As Didones. Sem-serifas, modernas. As Egípcias. Italiennes. As Modernas. Scripts. As Latinas. Brush, a letra pincelada. Papel. O Moinho do Papel em Leiria. O Museu Papeleiro em Paços de Brandão. Molí Paperer de Capellades, Pontusais, corondéis, marcas d’água, Marcas de papeleiro, Brevíssima história do papel, 30 tipos de papel, Papel de parede, Bibliografia, Livros sobre Tipografia, publicados em português, Bibliografia geral, Museus, Glossário, Índice remissivo.

Venda do formato e-book: termos e condições

O livro é vendido em forma de exemplar personalizado, que identifica digitalmente o seu proprietário. O livro em PDF pode ser impresso pelo proprietário e poderá ser projectado em aulas, por exemplo. Contudo, o exemplar comprado não poderá ser transferido a outras pessoas.

Vantagens do nosso formato e-book


Outros e-books

Alfabetos ¦ Layout ¦ Typeface Design ¦ Revistas para Clientes ¦ Design em Portugal, de 1870 a 1970

Letras dos Romanos ¦ Os Romanos na Península Ibérica

Megalitismo ¦ Cultura Visigótica ¦ Livro do Sal

.

2016 — Copyright by pheitlinger.de