Os Pescadores

Homepage tipografos.netE-books ¶ Os Pescadores

Os Pescadores

de Raul Brandão

Foto de capa de Artur Pastor

Raul Germano Brandão nasceu em 1867, na Foz do Douro e, depois de frequentar o curso superior de Letras, seguiu a carreira das armas, reformando-se como major. Morreu em 1930.

Filho e neto de pescadores, Raul Brandão foi militar, jornalista, escritor e dramaturgo, admirado pelo humanismo, realismo e vigor das suas obras literárias. Terminou o ensino secundário em 1891 e ingressou na Academia Militar.

A sua carreira literária iniciou-se com o conto naturalista, mas começou pelo jornalismo, o que iria permitir-lhe um contacto com a vida, com a miséria e com o vício que transpõe para a obra dramática.

A sua obra "Os Pescadores" é vendida em formato e-book, PDF em formato DIN A4 ao alto, ideal para leitura on-screen em PCs e Tablets.

Aligação de Raul Brandão com o mar — pelo nascimento — foi projectar-se em Os Pescadores. Nesta obra, o autor ofereceu-nos belas telas ricas de cor e luz, dos vários elementos colhidos na natureza. O entardecer nas suas várias cambiantes, conforme o lugar e o tempo, é descrito em pinceladas fortes com verbos no presente — a acção em decurso e com o subjectivismo do autor arrastado pelo sonho a transpor para as telas, que sugere, a tragédia de um poente tempestuoso à beira-mar que é sempre temível para os pescadores.

Além de belos quadros paisagísticos, também nos oferece sugestivos retratos — o do faroleiro, a velha da Foz do Douro, a sanjoaneira, a mulher da Afurada, de Mira «feia mas esbelta (que) tem um ar grave e senhoril quase sempre», a heróica Ti Ana Arneira da Gafanha, a mulher da Murtosa «baixa e atarracada», a de Ovar «delicada e forte, alta e bem proporcionada, cheia de predicados domésticos e morais», a poveira «a bem dizer — um homem», a Rata da Foz.

É evidente a simpatia de Raul Brandão pela sua dolorosa vida difícil, de trabalho, de explorados.

Os Pescadores (1923) e As Ilhas Desconhecidas (1926) são muito mais que dois “livros de viagens”, pois revelam-nos um Raul Brandão com a curiosidade e perspicácia do jornalista profissional — que, de facto, tinha sido antes.

Também não esqueçamos que Brandão escreveu várias peças de teatro, o que o levou a considerar a dramaturgia como elemento essencial e vigorador da sua práctica literária.

Em 1888 ingressou na Escola do Exército, em Lisboa, para agradar aos pais. Em 1889 esteve envolvido na formação do grupo Os Insubmissos e da revista com o mesmo nome, que coordenou. Em 1890 estreou-se como escritor com a colectânea de contos Impressões e Paisagens. Participou activamente em vários movimentos de renovação literária.

Com Júlio Brandão e João de Castro dirigiu a Revista de Hoje (1895) e encetou uma carreira jornalística no Correio da Manhã.

Em 1896, depois de concluído o estágio na Escola Prática de Infantaria, em Mafra, foi colocado em Guimarães, como alferes. Conheceu Maria Angelina, com quem veio a casar. Em 1906 viajou pela Europa, na companhia da esposa.

Em 1911 pôs fim à carreira militar, reformando-se do exército em 1912. Quando resolve retirar-se da vida militar, inicia o período mais produtivo a nível literário. Publicou dezenas de obras.

As mais conhecidas são Os Pobres (1906), Húmus (1917), Os Pescadores (1923) e As Ilhas Desconhecidas (1926). Raul Brandão dedicou Os Pescadores à memória do seu avô, morto no mar.

Um exemplar da série "Literatura Portuguesa", de tipografos.net. Ilustrado com algumas fotografias de Artur Pastor e P. Heitlinger. 185 páginas, PDF ao alto.

Interessado? PDF Faça o download de 6 páginas!. ("A pesca do Atum"), PDF de 0,3 MB)

Quando Raul Brandão visitou os Açores em 1924, escreveu um relato chamado "As Ilhas Desconhecidas". Hoje, quase 100 anos depois, os Açores continuam desconhecidos para muitos Portugueses. Agora poderá conhecer as nove ilhas no meio do Atlântico.

Conheça o livro de Raul Brandão As Ilhas Desconhecidas, na versão digital.


Compra por Paypal

  • 1ª edição: 2021. Preço: 10 Euros.

Mande um email ao autor Paulo Heitlinger, para obter os detalhes sobre os pormenores relativos ao download do seu exemplar pessoal.
Nesse email, indique se fez transferência via Paypal. Ou se pretende fazer transferência bancária.



Venda do nosso formato e-book: termos e condições

O livro é vendido em forma de exemplar personalizado, que identifica digitalmente o seu proprietário. O livro/PDF pode ser impresso pelo proprietário e poderá ser projectado em aulas, por exemplo. Contudo, o exemplar comprado não poderá ser transferido a outras pessoas.

Outros e-books

Arte Nova ¦¦ Design em Portugal, de 1870 a 1970

Os Açores, guia turistico. ¦ As Ilhas Desconhecidas ¦ Os Pescadores

Alfabetos ¦ Layout ¦ Revistas para Clientes

Designers de letras e fontes ¦ Typeface Design ¦

Letras dos Romanos ¦ Os Romanos na Península Ibérica

Pedra e Cobre ¦ Cultura Visigótica ¦ Livro do Sal ¦ Árvores e frutos

.

Vantagens do nosso formato e-book

2021 — Copyright by pheitlinger.de