internet · unix

             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind
Um resumo
Evolução da Internet
Personalidades
Web
Hipertexto
Browser
Web-Design
Usabilidade
HTMLXHTML
E-mail
Blogosfera
Protocolos
PDF
Tablets
Google

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Unix, um óptimo sistema operativo

Na década de 80, o sistema operativo UNIX e o TCP/IP passam a ser amplamente utilizados pela comunidade científica, quer nas universidades, quer noutros centros de I&D.

Unix é um sistema operativo portável, multitarefa (multitasking) e multiutilizador (multiuser). Foi criado por Ken Thompson, Dennis Ritchie, Douglas McIlroy e Peter Weiner, nos Laboratórios Bell (Bell Labs) da AT&T. É o melhor sistema operativo até à data desenvolvido...

Thomson Ritchie

Quando Ken Thompson se sentou à frente da sua workstation PDP-7 da Digital (foto) para iniciar seu projecto pessoal nos laboratórios da AT&T, em 1969, sua intenção era de implementar um jogo chamado Space Travel, escrito por ele, numa máquina mais barata.

O jogo rodava em num mainframe General Electric 645 e servia para demonstrar o sistema operacional que estava sendo desenvolvido pela AT&T na época: o Multics.

Porém, a empresa cancelou o desenvolvimento do Multics no fim da década. Para continuar a jogar, Thompson e seu colega Brian Kernigham decidiram criar um “Multics simplificado” que permitisse rodar o programa.

Em apenas um mês, já tinham um sistema operacional rudimentar, um interpretador de comandos (shell), um editor de textos e ferramentas de programação.

Kernigham baptizou o sistema "Unics", numa alusão ao Multics, mas em breve foi rebaptizado como Unix. Aos poucos, o projecto (e a equipe) foi crescendo.

Em 1972, com a criação da linguagem de programação C por Dennis Ritchie, também da AT&T, o Unix foi reescrito. Tornou-se “portável” – ou seja, podia funcionar em máquinas de outros modelos e fabricantes — sem precisar ser reescrito, escapando ao perigo da obsolescência causada pela morte do hardware onde rodava.

Um artigo publicado em 1974 na revista mensal da ACM (Association for Computing Machinery) despertou o interesse de cientistas e instituições do mundo todo pelo novo sistema operacional.

Como o código-fonte era livremente distribuível, começaram a surgir novas versões além da original da AT&T (rebatizada como System V); a primeira foi a BSD (Berkeley Software Distribuition), da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

A marca UNIX é uma propriedade do The Open Group, um consórcio formado por empresas de Informática: www3.opengroup.org/subjectareas/platform/unix

Tema seguinte

Linux

.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

Copyright by Paulo Heitlinger, 2012