internet · pdf

             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind
Um resumo
Evolução da Internet
Personalidades
Web
Hipertexto
Browser
Web-Design
Usabilidade
HTMLXHTML
E-mail
Blogosfera
Protocolos
PDF
Tablets
Google

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

PDF

Este formato de documentos portáteis permite publicar livros, brochuras e toda a espécie de documentos com grande qualidade gráfica — e com hyperlinks, se necessário.

O PDF (Portable Document Format) é um formato de ficheiro desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los.

Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos, imagens e videos num formato independente do dispositivo e da resolução.

O PDF é um padrão aberto, e qualquer pessoa pode escrever aplicativos que leiam ou escrevam neste padrão. Há aplicativos gratuitos para Microsoft Windows, Apple Macintosh e Linux, alguns deles distribuídos pela própria Adobe e há diversos aplicativos sob licenças livres.

PDF pode ser traduzido para português como . É possível gerar arquivos em PDF a partir de vários formatos de documentos, como ODF (do LibreOffice) ou DOC (do Microsoft Word) e imagens, como Jpeg e PNG.

No entanto, a qualidade do PDF gerado, no que se refere à exibição do conteúdo, pode variar de acordo com o ficheiro a partir do qual o PDF foi criado.

Um bom método para conseguir o máximo de qualidade é gerar PDFs diretamente a partir dos programas gráficos de qualidade: InDesign, Photoshop, Illustrator.

Vantagens
  • Todas as fontes usadas na elaboração do documento ficam imbricadas (embedded) no documento PDF.
  • O tamanho do ficheiro PDF pode ser reduzido atraves de compressao, sem que estas acarrete perdas substanciais de qualidade visual
  • Podem ser integrados videos e audios.
  • Os PDFs podem ser acedidos através de páginas web.
PDFs com hyperlinks

É possivel produzir documentos em formato PDF com hyperlinks. Todos os E-books produzidos e vendidos pela tipografos.net tem estes hyperlinks.

Deste modo, melhora-se a navegação de documentos com muitas páginas. Este PDFs integram tipicamente um Indice de Temas, um Indice Remissivo e numerosas referências cruzadas ("veja página xy...").
»» Deste modo, um livro digital (E-Book) proporciona a mesma qualidade de navegação que um livro impresso.

Uma representação hipertextual da informação é independente do suporte e do meio. Acontece no papel, já que a leitura de textos raramente é feita sequencialmente, em narrativas contínuas, com início, meio e fim. Raramente um leitor faz uma leitura sequencial, lendo um texto do princípio ao fim. Acontece em páginas web, também chamadas páginas HTML. E acontece em documentos PDF.

Adobe Reader

O Adobe Reader é o software gratuito para exibição, impressão e inserção de comentários de forma fiável em documentos PDF.

É o único visualizador de arquivos PDF que pode abrir e interagir com todos os tipos de conteúdo PDF, inclusive formulários e multimédia (viedos, audio). É o visualizador que permite tirar todo o partido dos hyperlinks que eventualmente tenham sido integrados num PDF - num E-Book, por exemplo.

www.adobe.com/pt/products/reader.html

Os nossos E-Books em formato PDF

Veja aqui.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

Copyright by Paulo Heitlinger, 2012