internet · evolution

             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind
Um resumo
Evolução da Internet
Personalidades
Web
Hipertexto
Browser
Web-Design
Usabilidade
HTMLXHTML
E-mail
Blogosfera
Protocolos
PDF
Tablets
Google

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

A evolução da rede chamada Internet

A internet é uma rede de redes. A primeira rede tinha apenas três computadores...

A complexa história da Internet envolve muitos aspectos — tecnológicos, organizacionais, sociais e políticos. A influência da Internet mostra-se não só nos campos técnicos das comunicações via computadores, mas também em toda a sociedade, na medida em que usamos cada vez mais serviços online para adquirir informação, fazer compras e trabalhar em comunidade.

A Internet foi um fruto das pesquisas militares feitas nos EUA durante a chamada Guerra Fria. Na década de 1960, quando dois blocos antagónicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa entre a União Soviética e pelos Estados Unidos.

As duas superpotências compreendiam a eficácia dos meios de comunicação.

Como o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às suas bases militares, tornando os EUA vulneráveis. Então foi idealizado um modelo de troca de dados que permitisse a descentralização desses dados. Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas...

Era preciso, portanto, criar uma rede que ligasse os diferentes "nós" de forma redundante. Essa rede seria a ARPANET, criada pela Advanced Research Projects Agency.

Em 1962, J.C.R. Licklider, do MIT, já falava na criação de uma Rede Intergalática de Computadores (Intergalactic Computer Network).

ARPANET

A primeira etapa da Internet surgiu em 1969, dum projecto do Department of Defense (DoD, Ministério da Defesa) dos EUA.

Chamava-se ARPANET e tinha como objectivo a interligação em rede de computadores utilizados em centros de investigação para fins militares.

Após a sua apresentação em 1972, e do estabelecimento das primeiras ligações internacionais um ano depois, a rede ARPANET cresceu lentamente nos anos 70, mas, por razões de segurança, continuava a ser uma rede estrictamente controlada pelos militares e inacessível a largos sectores da comunidade académica internacional e dos EUA.

Computer Science Network

Foi em 1983, com a adopção dos protocolos TCP/IP na ARPANET (da qual se separou a componente estritamente militar formando a MILNET), a criação da CSNet (Computer Science Network) e a sua ligação à ARPANET, que surgiu a verdadeira Internet.

Ao longo dos anos 80, o ritmo de crescimento da Internet foi-se acelerando, tornando necessárias estruturas de coordenação e cooperação entre o cada vez maior número de redes e operadores que a integravam.

  • Assim, logo em 1983, foi criado o Internet Activities Board (IAB, agora designado Internet Architecture Board), dentro do qual se criariam,
  • em 1989, o Internet Engineering Task Force (IETF)
  • e o Internet Research Task Force (IRTF).
  • Na década de 80 são ainda de destacar a criação da EUnet (European UNIX Network) em 1982,
  • da EARN (European Academic and Research Network) em 1983
  • e da NSFNET (rede académica americana, responsável pela expansão das ligações das universidades à Internet) em 1986.
Rede de arquitectura aberta

A Internet obedece a um conceito-chave: rede de arquitectura aberta (open network). Nesta abordagem, a opção pela tecnologia de qualquer rede individual não é ditada por nenhuma arquitectura de rede particular mas sim escolhida livremente pelo provedor, que a torna capaz de entrar em rede com outras redes pela "Arquitetura de Internetworking".

Leonard Kleinrock tinha mostrado em 1961 que troca de pacotes de dados era o método mais eficiente. Condições específicas de interconexão entre redes tinha sido a outra possibilidade. Enquanto havia outras formas limitadas de interconectar redes, todas requeriam que uma fosse componente da outra, ao invés de agirem como companheiras.

Numa rede de arquitectura aberta, as redes individuais podem ser separadamente desenvolvidas e cada uma pode ter sua interface própria. Cada rede pode ser desenhada de acordo com o ambiente e os requerimentos dos seus utilizadores.

Citações

«Historicamente, a Internet foi construída nos círculos académicos e nos centros de investigação neles afiliados, tanto nos altos picos ocupados pelos catedráticos como nas trincheiras onde se encontram os estudantes de doutoramento, cujos valores, hábitos e conhecimentos se difundiram para a cultura hacker.» Castells. A Galáxia Internet: Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. ISBN 972-31-1065-2 2004, p. 61).

Referências externas

Brief History of the Internet. Barry M. Leiner, Vinton G. Cerf, David D. Clark, Robert E. Kahn, Leonard Kleinrock, Daniel C. Lynch, Jon Postel, Larry G. Roberts, Stephen Wolff. http://www.internetsociety.org/internet/internet-51/history-internet/brief-history-internet

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

Copyright by Paulo Heitlinger, 2012