arpanet

             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind
Um resumo
Evolução da Internet
Personalidades
Web
Hipertexto
Browser
Web-Design
Usabilidade
HTMLXHTML
E-mail
Blogosfera
Protocolos
PDF
Tablets
Google

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

A Arpa e a Arpanet

«Após o lançamento do Sputnik (1957) pela União Soviética, os EUA aperceberam-se que haviam sido ultrapassados na primeira corrida ao espaço» — esta versão, que circula pela Internet, pretende "justificar" o projecto militar Arpanet... Verdade é que os americanos nunca perderam a iniciativa em porem os russos sob imensa pressão militar.

A agência Arpa (Advanced Research Projects Agency) surge como uma iniciativa do governo norte-americano para efectuar investigação e desenvolvimento.

As pesquisas da ARPA no campo militar vão incluir em 1962 um programa de pesquisa em computação.

1969: Embrião da Internet

Um cientista do MIT, J.C.R. Licklider, foi nomeado para chefe das pesquisas no novo Information Processing Techniques Office (IPTO).

A rede ARPANet foi o embrião da Internet. Desenvolvida pela Arpa em 1969, tinha o objectivo de interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa sob a gestão do governo americano.

A ARPANet foi totalmente financiada pelo governo norte-americano, durante a Guerra Fria, período caracterizado pelo embate entre a União Soviética (URSS) e os EUA.

Os americanos desenvolveram uma rede de comunicação que não os deixasse vulneráveis, caso houvesse algum ataque soviético.

No início da década de 70, as universidades e outras instituições que trabalhavam para o complexo militar, obtiveram permissão para se ligar à ARPANet, e em meados de 1975, existiam aproximadamente 100 nós.

No final dos anos 70, a ARPANet tinha crescido tanto, que o seu protocolo de comutação de pacotes, o Network Control Protocol (NCP), se tornou inadequado.

Em 1972 a ARPANeT alargou o seu âmbito.

Na First International Conference of Computers and Communication em Washington, os cientistas da Arpa demonstraram o sistema interligando computadores em 40 localizações diferentes. A conferência de Washington estabeleceu também o Internetworking Working Group (IWG) para coordenar as futuras pesquisas.

Ao mesmo tempo, os cientistas da Arpa iam refinado o sistema. Em 1972 instalaram um programa para enviar e-mails através da rede.

Também no princípio dos anos 70 os cientistas desenvolveram protocolos host-to-host. Antes deste avanço o sistema permitia apenas a um terminal remoto o acesso a um host.

Em 1974 os cientistas da Arpa, trabalhando com os de Stanford, desenvolveram protocolos que permitiam às diferentes redes comunicarem entre si: o Transmission Control Protocol / Internet Protocol (TCP/IP).

Arpanet

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

Copyright by Paulo Heitlinger, 2012