internet · web · html

             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind
Um resumo
Evolução da Internet
Personalidades
Web
Hipertexto
Browser
Web-Design
Usabilidade
HTMLXHTML
E-mail
Blogosfera
Protocolos
PDF
Tablets
Google

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

HTML

HTML significa HyperText Markup Language. Esta linguagem de marcação foi criada por Tim Berners Lee (1989) no CERN.

O HTML é uma parte essencial do Projecto WWW.

Junto com o HTML definiram-se os URLs (Unified Resource Locators) e o HTTP (HyperText Transfer Protocol) — o protocolo usado para transferir as páginas HTML entre WWW-servers e WWW-clients (Browsers).

As primeiras versões do HTML foram definidas com regras sintáticas flexíveis, o que ajudou aqueles sem familiaridade com a publicação na Web.

Actualmente a sintaxe do HTML é mais rígida e coerente, permitindo um código mais preciso.

O número de programas para fazer páginas HTML aumentou, assim como a tendência de tornar a sintaxe cada vez mais rígida. Apesar disso, por questões históricas (retrocompatibilidade), os navegadores ainda hoje conseguem interpretar páginas web que não têm código HTML válido.

Esta linguagem de marcação foi definidacom especificações formais na década de 1990, inspiradas nas propostas originais de Tim Berners-Lee em criar uma linguagem baseada em SGML para a Internet.

A primeira publicação foi esboçada por Berners-Lee e Dan Connolly, e publicada em 1993 na IETF como uma aplicação formal para o SGML (com uma DTD em SGML definindo a gramática).

A IETF criou um grupo de trabalho para o HTML no ano seguinte, e publicou o HTML 2.0 em 1995.

Desde 1996, as especificações HTML têm sendo mantidas, com o auxílio de fabricantes de software, pela World Wide Web Consortium (W3C).

Apesar disso, em 2000 a linguagem tornou-se também uma norma internacional (ISO/IEC 15445:2000).

A última especificação HTML lançada pela W3C foi a recomendação HTML 4.01, publicada no final de 1999. Uma errata foi lançada em 2001.

Desde a publicação do HTML 3.5 no final de 1997, o grupo de trabalho da W3C tem cada vez mais — e de 2002 a 2006, de forma exclusiva — focado no desenvolvimento do XHTML, uma especificação HTML baseada em XML, que é considerada pela W3C como um sucessor do HTML.

O XHTML faz uso de uma sintaxe mais rigorosa e menos ambígua para tornar o HTML mais simples de ser processado e estendido.

Em 2008 a W3C publicou a especificação do HTML 5, a próxima versão do HTML, como Working Draft.

Apesar de sua sintaxe ser semelhante a de SGML, o HTML 5abandonou qualquer tentativa de ser uma aplicação SGML e definiu explicitamente sua própria serialização "html", além de uma alternativa baseada em XML, o XHTML5.

Temas relacionados

Cascading Style Sheets

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

Copyright by Paulo Heitlinger, 2012