internet · web · browser

             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind
Um resumo
Evolução da Internet
Personalidades
Web
Hipertexto
Browser
Web-Design
Usabilidade
HTMLXHTML
E-mail
Blogosfera
Protocolos
PDF
Tablets
Google

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Browser

Um Browser (= navegador) serve para visualizar documentos que contêm testos, imagens e referências (hyperlinks ou, simplesmente, links) a outros documentos. Esses documentos sao, de modo geral, páginas web, em HTML

O web-browser NCSA Mosaic
Mosaic

Em 1993, Mark Andreessen lançou o Mosaic X — um browser para aceder a páginas HTML, e para visualizá-las. Melhorou as funcionalidades gráficas, apresentando as páginas HTML com as imagens entre o texto em vez de em caixas separadas – como o fazia o browser original desenvolvido por Tim Berners-Lee.

O Mosaic X possuía já muitas das características que nos são familiares nos browsers actuais (Internet Explorer, Netscape Navigator, Opera, etc.).

O Mosaic X depressa se tornou um grande sucesso.

A potencialidade do HTML para criar web-sites graficamente atractivos abriram o serviço World Wide Web a um novo grupo de pessoas – um enorme grupo.

Até então, a Web havia servido a comunidade científica acedendo aos serviços e-mail e newsgroups (grupos de discussão). Nesta altura, os web-sites comerciais iniciaram a sua proliferação, seguidos pelos sites de universidades/escolas/empresas.

O web-browser NCSA Mosaic foi desenhado e programado para o X Window System do Unix por Marc Andreessen e Eric Bina no NCSA. O financiamento veio da «Iniciativa para Computação de Alta-Performance e Comunicações», um programa criado pelo High Performance Computing Act of 1991 (ou «The Gore Bill», segundo o seu autor, o senador Al Gore).

Internet Explorer

O sucesso do Netscape chamou a atenção da Microsoft, que – finalmente !– tinha reconhecido o potencial da Internet e se quiz colocar à frente do comboio.

A Microsoft licenciou o código-fonte do Mosaic da Spyglass, Inc., da Universidade de Illinois, e lançou o seu browser – o Internet Explorer (que hoje domina a cena).

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

Copyright by Paulo Heitlinger, 2012