sage

             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind
Um resumo
Evolução da Internet
Personalidades
Web
Hipertexto
Browser
Web-Design
Usabilidade
HTMLXHTML
E-mail
Blogosfera
Protocolos
PDF
Tablets
Google

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

J.C.R. Licklider

J.C.R. Licklider

J.C.R. Licklider. Foto: MIT Museum.

Em 1962, o cientista americano Joseph Carl Robnett Licklider, do MIT, propôs pela primeira vez, uma rede global de computadores.

A partir do MIT - Massachussets Institute of Technology, em Agosto de 1962, Licklider começou a discutir o conceito da «Rede Galáctica». Esta rede previa vários computadores distribuídos globalmente, ligados entre si por uma rede. Por meio deste sistema de computadores em rede, poder-se-ia aceder a dados e a programas a partir de de qualquer desses computadores, rapidamente.

Em essência, este conceito é parecido com a Internet de hoje.

Biografia

Licklider nasceu em Saint-Louis em 1915. Frequentou a Washington State University em Saint Louis aonde recebeu três bacharelatos: em Física, Matemática e Psicologia.

Fez o seu doutoramento em Psicoacústica (a Psicofisiologia do sistema auditivo). A partir de 1942 trabalhou no Harvard Psychoacustic Laboratory, pesquisando para a Força Aérea dos EUA, procurando soluções para o problema de comunicações que afectava os tripulantes dos barulhentos bombardeiros.

O projecto SAGE

Em 1950 transferiu-se para o MIT, onde teve o seu primeiro contacto com a computação dessa época. Trabalhou num projecto da Guerra Fria chamado SAGE, cujo objectivo era criar defesas anti-aéreas por radar, geridas por computador, contra os bombardeiros soviéticos. Tratava-se de calcular rapidamente a trajectória das aeronaves inimigas. (SAGE = Semi Automatic Ground Environment)

Consola de operações do sistema militar SAGE

Licklider ficou interessado na computação a partir daí. A computação desse tempo era o "batch-processing". Este processamento funcionava da seguinte maneira: os problemas eram delineados, as operações necessárias para resorve-los eram codificadas em punchcards, que depois eram introduzidas nos computadores em «fornadas» (batch). Todo este processo era muito moroso, e se alguma das variáveis mudasse, ou não fosse planeada logo desde início, todo o processo teria de ser reiniciado.

Licklider havia visto que a computação poderia ser diferente, mais eficiente — ao trabalhar no projecto SAGE, já que este computador funcionava em tempo real. A informação era introduzida no computador e os resultados ficavam disponíveis quase imediatamente.

Licklider apercebeu-se que o desenvolvimento teria de seguir estas coordenadas para que os computadores se tornassem máquinas realmente úteis.

Licklider foi o primeiro gestor do programa de pesquisa de computador do DARPA, começando em Outubro de 1962.

SAGE Computer Room

Enquanto trabalhando neste projecto, ele convenceu os seus sucessores Ivan Sutherland, Bob Taylor e Lawrence G. Roberts da importância do conceito de computadores liagados por redes.

Em 1960, Licklider publicou a sua obra de referência Man Computer Symbiosis. A ideia principal era permitir aos homens e computadores cooperarem na tomada de decisões e controlarem situações complexas sem uma dependência inflexível de programas predeterminados.

É claro que Licklider se referia a uma computação em tempo real e interactiva. Os computadores fariam rapidamente e eficientemente o trabalho de rotina.

A velocidade de processamento e interfaces avançadas permitiriam ao utilizador interagir com os computadores na tomada de decisões em vez de simplesmente esperarem que a máquina providenciasse resultados.

Este género de computação significaria que os problemas não teriam de ser formulados aprofundadamente, os computadores seriam capazes de responder a variáveis em mudança.

A computação de Licklider não usaria o "batch processing" mas sim o método de partilha do tempo (time sharing), que fornece aos utilizadores de muitos terminais acesso a uma "mainframe" - interacção directa com o computador. Os resultados são obtidos imediatamente.

O "Man Computer Symbiosis" foi inspirado numa experiência informal que Licklider conduziu sobre si próprio. Decidiu anotar de que maneira o seu tempo no trabalho era utilizado.

The Jurassic Age of Computershttp://scopeweb.mit.edu/?p=128

Netizens: An Anthology http://www.columbia.edu/~rh120/

.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

Copyright by Paulo Heitlinger, 2012