internet · web design · usability

             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind
Um resumo
Evolução da Internet
Personalidades
Web
Hipertexto
Browser
Web-Design
Usabilidade
HTMLXHTML
E-mail
Blogosfera
Protocolos
PDF
Tablets
Google

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Avaliação heurística

A avaliação heurística é a avaliação de uma interface por uma ou mais pessoas com especialização em Interacção Homem-Computador (acrónimo em inglês – HCI).

A análise recai sobre métricas, directrizes, eficácia e eficiência. Uma análise baseada em 10 regras definidas por Jakob Nielsen (1994).

Nielsen’s Usability Heuristic, é o estudo que dá o mote á avaliação heurística, que continua em constante actualização, mas sempre com um grande foco na óptica do utilizador.

As maiores melhorias no interface de um produto são obtidas através da recolha de dados de Usabilidade nas fases iniciais do seu desenvolvimento.

Os benefícios da aplicação de metodologias de usabilidade nas fases iniciais é 10 vezes maior do que se for apenas utilizada numa fase posterior (para correcção de erros e alteração de elementos no interface).

É mais barato alterar um produto na sua fase inicial do que fazer alterações a um produto acabado.

Estima-se que seja 100 vezes mais barato efectuar alterações antes de se começar a programar do que esperar que todo o desenvolvimento tenha sido efectuado.

Jakob Nielsen; Alertbox, 14 de Abril de 2003

Eyetrack: Estudos do comportamento dos utilizadores

Pesquisas feitas pelo Poynter Insitute, que pretende verificar como se lêem as notícias.

Num estudo desenvolvido pelo Poynter Institute, com a utilização do Eyetrack Recorder, foram feitas descobertas sobre o modo como os utilizadores vêm um site.

O Eyetrack é um aparelho que segue os olhos dos utilizadores pelo ecrã enquanto eles vêm uma página web. Depois os dados são analizados de forma a revelar padrões.

Ao combinar os dados de vários indivíduos, podemos descobrir padrões representativos que se aplicam à maioria da população. Neste estudo foram utilizados websites de notícias, mas também se pode usar o Eyetrack para estudar como as pessoas lêm um jornal em papel ou uma revista.

Neste estudo foram observadas 46 pessoas durante 1 hora enquanto os seus olhos divagavam por alguns sites de notícias. Os resultados: o padrão de movimentos oculares – os olhos fixam-se primeiro no canto superior esquerdo do ecrã, depois fazem um percurso por essa zona da esquerda para a direita. Só depois de ver o topo da página durante algum tempo é que os olhos passam a explorar os conteúdos mais para baixo.

Don't Click Here: The Art of Hyperlinking

http://www.codinghorror.com/blog/2007/11/dont-click-here-the-art-of-hyperlinking.html

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

Copyright by Paulo Heitlinger, 2012