internet · web · facebook

             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind
Um resumo
Evolução da Internet
Personalidades
Web
Hipertexto
Browser
Web-Design
Usabilidade
HTMLXHTML
E-mail
Blogosfera
Protocolos
PDF
Tablets
Google

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Facebook

Facebook é uma chamada «rede social». Foi lançado em 2004. É propriedade da Facebook Inc.

Em fevereiro de 2012, o Facebook tinha mais de 845 milhões de utentes.

Para utlizar o site, há que fazer um registo, criando um perfil pessoal, adicionando outros utentes como «amigos». Depois trocam mensagens, incluindo notificações automáticas quando actualizarem o seu perfil.

Os utentes podem participar em comunidades de interesse comum de outros utilizadores, organizados por escola, trabalho ou faculdade, ou outras características, e categorizar seus amigos em listas como "as pessoas do trabalho" ou "amigos íntimos".

O nome do serviço vem do nome coloquial para o livro dado aos alunos no início do ano lectivo por algumas administrações universitárias nos Estados Unidos para ajudar os alunos a conhecerem uns aos outros.

O Facebook permite que qualquer usuário que declare ter pelo menos 13 anos possa se tornar usuário registrados do site.

O Facebook foi fundado por Mark Zuckerberg e por seus colegas de quarto da faculdade Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes.

A composição do site foi inicialmente limitada pelos fundadores aos estudantes da Universidade de Harvard, mas foi expandida para outras faculdades na área de Boston, da Ivy League e da Universidade de Stanford.

O site gradualmente alargou suporte para alunos de várias outras universidades antes de abrir para estudantes do ensino médio e, eventualmente, para qualquer pessoa com 13 anos ou mais.

No entanto, com base em dados de maio de 2011 do ConsumersReports.org, existiam 7,5 milhões de crianças menores de 13 anos com contas no Facebook, violando os termos de serviço do próprio site.[7]

Um estudo feito em Janeiro de 2009 pelo Compete.com classificou o Facebook como a rede social mais utilizada em todo o mundo.

A Entertainment Weekly incluiu o site na sua lista de "melhores de", dizendo: "Como vivíamos antes de perseguirmos os nossos ex-namorados, lembrarmos dos aniversários dos nossos colegas de trabalho, irritármos os nossos amigos e jogármos um jogo empolgante de Scrabulous antes do Facebook?"

A Quantcast estima que o Facebook teve 138,9 milhões de visitantes únicos mensais nos Estados Unidos em maio de 2011.

De acordo com o Social Media Today, estimava-se que em Abril de 2010 cerca de 41,6% da população americana tinha uma conta no Facebook. No entanto, o crescimento de mercado do Facebook começou a estabilizar em algumas regiões, sendo que o site perdeu 7 milhões de utentes activos nos Estados Unidos e no Canadá em maio de 2011.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

Copyright by Paulo Heitlinger, 2012