internet · web · yahoo

             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind
Um resumo
Evolução da Internet
Personalidades
Web
Hipertexto
Browser
Web-Design
Usabilidade
HTMLXHTML
E-mail
Blogosfera
Protocolos
PDF
Tablets
Google

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Yahoo!

Para tornar mais fácil o acesso à enorme variedade de informação do WWW, dois estudantes, David Filo e Jerry Yang, criaram um sistema de links para web-sites, guardados numa base de dados de alta performance, que eles próprios escreveram.

Filo e Yang disponibilizaram a sua base de dados na Internet, dando-lhe o nome de Yahoo!, criando o que é até hoje um dos motores de busca (search engines) mais populares.

Tudo começou em 1994. Para tornar mais fácil a navegação na enorme variedade de informação do WWW, os estudantes David Filo e Jerry Yang criaram um sistema de links para web-sites, guardados numa base de dados de alta performance, que eles próprios progamaram.

Filo e Yang disponibilizaram a sua base de dados na Web, dando-lhe o nome de Yahoo!, criando o que é um dos motores de busca mais populares.

A idéia para o portal Yahoo! começou em 1994 como hobby de dois estudantes da Universidade de Stanford, sendo desenvolvido dentro do campus. David Filo e Jerry Yang, nascido em Taiwan, iniciaram uma lista dos seus sites preferidos. Passaram a dedicar-se mais ao seu hobby do que aos estudos, culminando com um dos negócios mais extraordinários.

O novo site, o primeiro realmente popular a catalogar links, foi online em Abril com o nome de Jerry’s Guide to the World Wide Web, mas não demorou muito para ser Yahoo!, que significa Yet Another Hierarchical Officious Oracle, apesar dos fundadores insistirem que o nome foi escolhido devido a sua definição geral: sem sofisticação, simples.

Logo no seu primeiro ano rompeu a barreira de um milhão de acessos diários. Tendo em vista o grande potencial do negócio, a empresa começou a recrutar profissionais para desenvolver mais rapidamente.

Começaram a surgir então outros serviços e o Yahoo! torna-se mais global com o lançamento do Yahoo! Japão, Canadá, Reino Unido, Alemanha e França. Neste ano é exibido o primeiro comercial na televisão com o slogan que ficaria famoso: Do you Yahoo!?

Enquanto a popularidade do Yahoo! crescia, novos serviços iam surgindo, tornando o site uma parada obrigatória para todas novas tendências da Internet.

Em 1997, atingia a incrível marca de 25 milhões de hits, transformando-se o site mais visitado do mundo. Em 1999 o portal já se tinha espalhado pela Europa, Ásia, Oceania e América. Esta época foi marcada por importantes aquisições como a do GeoCities, especializado em hospedagem de sites, por impressionantes 3.6 bilhões de dólares.

Após a aquisição do Inktomi em 2003, o Yahoo! passa a desenvolver sua nova tecnologia de busca, que seria lançada em 2004.

Actualmente o YAHOO!, com sede em Sunnyvale, Califórnia (a 8 km da sede do Google), é um líder global em comunicações, sendo um dos maiores portais de notícias e pesquisas da Internet em tamanho de tráfego e propaganda, possuindo 25 sites internacionais em 13 línguas diferentes.

Mais de 600 milhões de hits mensais fazem da empresa uma das mais conhecidas e utilizadas, com facturação 6.4 bilhões de dólares anuais.

A principal audiência vem do acesso a e-mail, arquivo fotográfico, blogs e grupos.

O objectivo é eliminar milhares de postos de trabalho numa empresa que, ainda que trabalhe muito com regimes de sub-contratação, conta com 14.000 efectivos.

A nova estrutura deverá incluir uma divisão internacional de média, uma outra que agrupe as actividades de comunicação e pesquisa na Internet e uma outra de vendas internacionais e regionais.

Segundo o AllThingsD, poderá ainda ser criada uma quarta unidade para a inovação de produto com cerca de 50 funcionários.

"A tão exaltada Web 2.0 é, de um ponto de vista meramente quantitativo, um amontoado de lixo. O facto de cada um se poder exprimir não quer dizer que tenha, necessariamente, algo de útil a dizer à comunidade. O YouTube é disso um excelente exemplo."
João Morgado Fernandes, na edição de 30 de Dezembro de 2006 do Diário de Noticias.
Links

Yahoo adquiriu a Flickr.com

Yahoo online

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

Copyright by Paulo Heitlinger, 2012