internet · web design · fonts

             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind
Um resumo
Evolução da Internet
Personalidades
Web
Hipertexto
Browser
Web-Design
Usabilidade
HTMLXHTML
E-mail
Blogosfera
Protocolos
PDF
Tablets
Google

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Web Fonts

@font-face: um velho amigo está de volta

O recurso @font-face fazia parte da especificação do versão 2 do CSS, de 1998, mas como essa técnica não obteve muito uso, foi removida da especificaçãodo CSS 2.1.

No entanto, o Internet Explorer já havia adicionado o suporte ao @font-face na sua versão 4. Como a nova especificação para o CSS 3 traz de volta o @font-face, praticamente todos as ultimas versões dos navegadores suportam esse recurso.

O @font-face permite utilizar fontes que não estão instaladas no computador do utilizador, bastando para isso manter o ficheiro da fonte disponível no servidor web, para que o navegador faça o download e a utilize.

Dessa forma basta especificarmos no CSS o nome e o caminho do ficheiro da fonte. (Não necessitamos nenhum outro recurso como, por exemplo, javascript. )

Utilizando o @font-face

Alguns sites, como o Typekit e o Font Deck disponibilizam esse serviço de forma paga, hospedando uma grande variedade de fontes.

O Google lançou o seu próprio serviço de Web Fonts, mas gratuito. www.google.com/webfonts

Mas você pode utilizar esse recurso sem depender de nenhum serviço para isso, basta possuir o arquivo da fonte desejada e disponibilizá-la no seu servidor de hospedagem.

Chad Mazzola criou Beautiful Web Type, um site que tem por objectivo mostrar o que há de melhor no Google Web Fonts. Um serviço de utilidade pública.

WOFF — Web Open Font Format

Web Open Font Format (WOFF) es un formato de tipo de letra para usarse en páginas web. Fue desarrollado em 2009 y está en el proceso de normalización como una recomendación por el Grupo de Trabajo de Tipos de Letra Web del World Wide Web Consortium (W3C).

En su mayoría, WOFF contiene fontes digitais de formato OpenType ou TrueType con compresión, además de metadatos. Su objetivo es permitir la distribución de fontes a partir de um servidor a um Browser.

Existem três principais benefícios ao usar o WOFF:

  • o ficheiro da fonte é comprimido, sites que estiverem usando o woff vão precisar de menos banda e vão carregar mais rápido que se usassem uma fonte opentype ou truetype sem compressão.
  • muitos vendedores que não estão dispostos a vender um fonte truetype ou opentype para o uso na web vão licensiar o fontes no formato woff. isso aumenta a disponibilidade de fontes para web designers.
  • vendedores e defensores do software livre gostam do woff, então ele tem a possibilidade de ser um verdadeiro formato universal, interoperável para web, diferente dos outros formatos de fontes.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

Copyright by Paulo Heitlinger, 2012