computing

             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind
Um resumo
Evolução da Internet
Personalidades
Web
Hipertexto
Browser
Web-Design
Usabilidade
HTMLXHTML
E-mail
Blogosfera
Protocolos
PDF
Tablets
Google

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Norbert Wiener

Norbert Wiener (1894-1964), herói da Cibernética

O menino prodígio chamado Norbert Wiener graduou-se em Matemática com apenas 14 anos. Com 11 anos entrou no Tufts College para estudar Matemática, em 1909 seguiu para Harvard, onde estudou Zoologia, mas em 1910 mudou-se para a Cornell University, onde estudou Filosofia.

De volta a Harvard, fez o doutoramento em Lógica, com apenas 18 anos de idade. Durante muitos anos trabalhou no prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde estudou a Física probabilística.

Quando estalou a II Guerra Mundial, Wiener ofereceu os seus serviços ao governo norte-americano e passou a solucionar problemas de Balística.

O seu grande interesse por assuntos que iam desde a Filosofia à Neurologia revelaram-se em 1948, quando publicou o livro intitulado Cibernética.

Neste livro, Wiener baseou a sua investigação sobre sistemas anti-aéreos que antecipavam a rota dos aviões inimigos através da interpretação de imagens de radar.

Wiener também explorou as similaridades entre o cérebro humano e os modernos computadores, capazes de associação, escolha e decisão.

Entre 1946 e 1953, Norbert Wiener integrou as Macy Conferences, contribuindo para consolidar a Cibernética junto com outros cientistas de renome: John von Neumann, Julian Bigelow, Kurt Lewin, Lawrence K. Frank, Leonard J. Savage, Margaret Mead, Molly Harrower, Paul Lazarsfeld, Ralph W. Gerard, Walter Pitts, Warren McCulloch e William Ross Ashby.

Wiener visualizou a informação como um assunto tão importante como a matéria e a energia. A revolução trazida pelo computador é em parte baseada nessa idéia: uma transferência do poder do proprietário de uma terra, indústria ou empresa para o controle de informação. Wiener criou um ambiente teórico no qual computadores e autómatos pudessem ser desenvolvidos.

A teoria da Cibernética de Wiener estimulou as pesquisas em muitas áreas dos sistemas de controle e sistemas que trabalham com informação. A informação pode ser estudada de forma estatística. Por exemplo, pela observação da frequência com que certos símbolos ocorrem, pode-se quebrar vários tipos de códigos.

Wiener morreu em 1964, antes que a revolução do computador começasse. Mesmo assim, ele previu e escreveu sobre muitos dos problemas que iriam surgir com esta nova tecnologia.

Norbert Wiener falava 10 idiomas.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

Copyright by Paulo Heitlinger, 2012