mundaneum

             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind
Um resumo
Evolução da Internet
Personalidades
Web
Hipertexto
Browser
Web-Design
Usabilidade
HTMLXHTML
E-mail
Blogosfera
Protocolos
PDF
Tablets
Google

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

O Mundaneum

O advogado belga Paul Otlet (1868-1944) foi o pioneiro do que hoje se denomina Ciência da Informação, mas que ele designou por Ciência da Documentação.

Mundaneum

Entre o final do séc. XIX e os primórdios do séc. XX, Otlet seguiu o ideal do registo universal da produção intelectual humana e, para tal, criou um sistema de classificação do Conhecimento baseado na Classificação Decimal de Melvil Dewey (CDD) – a Classificação Decimal Universal (CDU).

Também fundou, em parceria com o Prémio Nobel da Paz, Henri LaFontaine, o Instituto Internacional de Bibliografia.

Para abrigar, fisicamente, o conhecimento (que seria organizado em fichas de papel 3 x 5,na Classificação Decimal Universal pela CDU ) ele criou o Mundaneum, museu que é inaugurado em 1910, No seu auge contabilizava cerca de 70.000.000 de entradas.

O ambicioso projeto de Otlet também envolvia o desenvolvimento de uma enciclopédia universal criada a partir do acervo colectado e indexado, bem como a construção de uma cidade do intelecto (“city of the intellect”) que chegou a ser projetada por Le Corbusier, famoso arquiteto e urbanista, e seria construída ao lado do Mundaneum para abrigar bibliotecas, museus e universidades.

Em 1919 o governo belga permitiu que 150 salas do Palácio do Cinquentenário abrigassem o Mundaneum. Cinco anos depois a utilização do espaço foi revogada. O Mundaneum teve o seu acervo disperso por várias instituições até ser fechado em 1934, ano em que Otlet publica sua obra seminal Traité de Documentation (Otlet, 1989).

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

Copyright by Paulo Heitlinger, 2012