internet · business

             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind
Um resumo
Evolução da Internet
Personalidades
Web
Hipertexto
Browser
Web-Design
Usabilidade
HTMLXHTML
E-mail
Blogosfera
Protocolos
PDF
Tablets
Google

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Microsoft

Toda a gente conhece a gigantesca empresa que Bill Gates fundou, ou?

Na década de 1970, todos os escritórios tinham máquinas de escrever. Para copiar um documento escrito à máquina, as pessoas dependiam do papel carbono.

ag

Naquela época, poucas haviam ouvido falar dos microcomputadores, mas dois jovens acreditaram que essas máquinas eram o futuro. Em 1975, Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft com o objectivo de instalar um computador em cada mesa de trabalho — e em cada casa.

A história começa com a edição de Janeiro de 1975 da revista Popular Electronics, que apresentava o microcomputador Altair 8800, da empresa Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS). Paul percebeu que eles poderiam construir um interpretador BASIC para o dispositivo. Assim, qualquer programador BASIC poderia programar o Altair.

Gates ligou para a MITS e comprometeu-se com uma demonstração do interpretador, que eles não tinham. Allen construiu um simulador do Altair enquanto Gates desenvolveu o interpretador prometido. Na demonstração, em Albuquerque, Novo México, em 1975, o interpretador funcionou perfeitamente, embora tenham testado apenas no simulador criado. O interpretador foi distribuído como Altair BASIC.

Assim, em 1975, a Microsoft foi fundada — com Bill Gates no cargo de director executivo. Em 1977, em um acordo com a revista ASCII, do Japão, a companhia estabeleceu o seu primeiro escritório internacional. Em 1979, a sede da empresa foi transferida para a cidade de Bellevue, perto de Seattle, no estado de Washington.

Em 1980, Bill e Paul contrataram Steve Balmer, colega de Bill Gates em Harvard, para ajudar na companhia.

O início dos sistemas operativos

A Microsoft entrou no ramo dos sistemas operativos em 1980 com uma versão do Unix, chamada Xenix. Depois que as negociações da IBM com a Digital Research falharam, a IBM contratou a Microsoft em 1980 para o desenvolver uma versão do CP/M OS, que seria usado no computador pessoal que a IBM desenvolvia, conhecido como "Chess".

A evolução do Windows

Para Kaspersky, Apple está dez anos atrás da Microsoft em termos de segurança O planejamento da IBM era construir o seu computador pessoal em apenas um ano, usando peças padrão de mercado, que eram produzidas por diferentes fabricantes em vários países.

Nesse projeto, a Microsoft focou em um novo sistema operacional chamado MS-DOS (MicroSoft Disk Operating System), que solidificaria o domínio da Microsoft no mercado de sistemas operacionais. A origem do MS-DOS é o QDOS (Quick and Dirty Operating System), comprado da Seattle Computer Systems em 1980.

Com uma grande jogada de mercado da Microsoft no acordo com a IBM, os direitos de comercialização do MS-DOS se mantiveram com a Microsoft. Os directores da IBM não vislumbravam lucro e sucesso para o software.

O lançamento do computador da IBM ocorreu em 1981. Rapidamente o IBM-PC teve sucesso - devido ao seu baixo custo. Por ser baseado em hardware comum no mercado, surgiram diversos clones do computador da IBM, cada um mais barato do que o outro.

Operando todos esses computadores estava o sistema operativo MS-DOS, da Microsoft, que se tornava a fabricante líder do mercado de sistemas operacionais.

Embora um sucesso, o MS-DOS mostrou-se difícil de entender para muitas pessoas. Tinha-se que desenvolver uma nova forma de utilizar o sistema operacional. E essa nova forma foi apresentada inicialmente pelo Apple Lisa, em 1983 — um GUI, interface gráfico do utilizador.

Nasce o Windows

Quando Bill Gates viu a interface gráfica do Apple Lisa, antes de seu lançamento, na casa de Steve Jobs, Bill Gates sabia que precisava disso mesmo para o seu sistema operacional.

Em 1984, enquanto desenvolvia um novo sistema operacional junto com a IBM, o OS/2, a Microsoft lançou o Windows, como uma extensão gráfica para o MS-DOS.

Bill Gates foi acusado de copiar a interface da Apple. Mas de facto, tanto Gates como Jobs haviam copiado o GUI da Xerox.

Em novembro de 1986, a Microsoft mudou novamente sua sede, agora para Redmond, ao norte de Seattle, no estado de Washington. No dia 13 de março daquele mesmo ano, a empresa teve sua oferta pública de ações.

O crescimento das ações fez quatro bilionários e 12 mil milionários entre os empregados da Microsoft.

Guerra dos Browsers

O começo dessa gigante da informática envolveu também disputas judiciais. Devido a parceria com a IBM, em 1990, a comissão de comércio americana começou a observar as práticas de comércio da empresa, em busca de possíveis ações para formar cartéis.

Na ocasião a Microsoft distribuiu gratuitamente o seu browser Internet Explorer para vencer a disputa comercial com a Netscape, líder do mercado na época.

Bill Gates é um homem de negócios, que transformou uma empresa de garagem na maior empresa de sistemas de computação do mundo, líder de mercado em sistemas operacionais e outras áreas da informática.

Filmes

Triumph Of The Nerds: https://www.youtube.com/watch?v=HuBXbvl1Sg4

.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

Copyright by Paulo Heitlinger, 2012