internet · email

             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind
Um resumo
Evolução da Internet
Personalidades
Web
Hipertexto
Browser
Web-Design
Usabilidade
HTMLXHTML
E-mail
Blogosfera
Protocolos
PDF
Tablets
Google

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Email: como funciona

Electronic Mail, E-mail, email, ou correio electrónico, é um serviço que permite compor, enviar e receber mensagens através de redes e sistemas electrónicos de comunicação.

Também permite o envio de ficheiros, como anexos (=attachments).

O termo e-mail é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet como os intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização.

Em regra, ambos são baseados no protocolo SMTP.

Um sistema de correio electrónico «clássico» é um sistema server-client. Organizado em múltiplas caixas de correio, o servidor funciona como central, recebe e entrega as mensagens.

Funcionando como intermediário, um email-server transfere mensagens de um usuário para outro. No cliente, um programa de e-mail (exemplos: Outlook para Windows, Apple Mail para Mac) serve para interagir com um ou mais servidores de e-mail.

Como esta forma clássica de email não é um sistema a funcionar em tempo real, o recipiente não tem que estar online quando recebe uma nova mensagem. Só quando ele quer é que vai consultar a sua caixa postal (situada no servidor) e fazer o download das novas mensagens.

Estrutura

As mensagens de e-mail consistem de: O cabeçalho (header) é estruturado em campos que contém o remetente, destinatário e outras informações sobre a mensagem. O corpo (body) contém o texto da mensagem.

Attachments – anexos

Opcionalmente, o correio electrónico pode levar anexos, um ou vários ficheiros de qualquer formato, contendo imagens, sons, PDF, etc.

E-mails gratuitos e WebMail

Com a popularização da Internet através dos provedores comerciais (cujos ganhavam uma caixa de correio eletrónico grátis), muitas empresas começaram a oferecer e-mail gratuitos.

Esse tipo de e-mail pode ser usado com um web-browser, sem a necessidade de um programa específico, sendo por isso chamados webmail.

Permitem o envio e a consulta de emials de qualquer ponto da Internet; o utilizador já não está preso ao computador onde armazena o sua correspondência.

Todos os emails de um sistema Web-mail (Hotmail, Gmail, etc.) são armezenados em servidores online.

Spam

Spam é uma mensagem não solicitada, enviada em sériea. Na sua forma mais frequente, um spam consiste numa mensagem publicitária.

Geralmente os spams têm um carácter apelativo e sedutor - e na maioria das vezes são incómodos e inconvenientes. Spammers utilizam programas que facilitam ou automatizam a obtenção de endereços e o envio a um grande número de destinatários.

Phishing são mensagens que assumem o disfarce de spam comercial ou cujos títulos simulam mensagens comuns, como comunicados transmitidos dentro de uma organização ou mensagens pessoais oriundas de pessoas conhecidas. Na maioria dos casos, essas armadilhas são criadas para obter informações pessoais e senhas para que possam ser usadas em algum tipo de fraude ou para transferências bancárias e compras pela Internet.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

Copyright by Paulo Heitlinger, 2012