internet · web · ebay

             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind
Um resumo
Evolução da Internet
Personalidades
Web
Hipertexto
Browser
Web-Design
Usabilidade
HTMLXHTML
E-mail
Blogosfera
Protocolos
PDF
Tablets
Google

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

eBay, leilões online

A eBay criou um modelo de online shopping muito eficiente; comercializa produtos pelo processo de leilão.

As pequenas empresas usam a eBay para comprar e vender artigos em mais de 4.320 categorias — nomeadamente automóveis, antiguidades, computadores, brinquedos, moedas, selos, revistas, música, cerâmica, fotografia, electrónica, jóias e muito mais.

Inicialmente, Pierre Omidyar, programador iraniano nascido em França, chamou à sua empresa AuctionWeb. Na altura trabalhava a partir de casa. A empresa mudou de nome para Echo Bay Technology, mas o domínio echobay.com já estava em uso, o que levou a empresa a abreviar o nome para eBay. Actualmente, o eBay é o maior site de leilões online do mundo.

Pierre Omidyar lançou a Ebay (leilões on-line) em 1995, para se tornar a maior empresa dot.com do mundo (com capitalização de US$ 62 bilhões), que permite aos consumidores dar lances para quase tudo, desde itens americanos misteriosos até dinares iraquianos.

Ainda chairman, ele faz filantropia com uma diferença: apóia tanto empresas sem fins lucrativos como aquelas voltadas ao lucro e envolvidas em "habilitação de indivíduos e enriquecimento de conexões".

A sua Omidyar Network investe em economias em desenvolvimento e em software de fonte aberta. Chegou a prometer doar tudo exceto 1% de património à filantropia. Agora, diz que usará a sua fortuna para "fazer o bem".

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

Copyright by Paulo Heitlinger, 2012