internet · dns

             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind
Um resumo
Evolução da Internet
Personalidades
Web
Hipertexto
Browser
Web-Design
Usabilidade
HTMLXHTML
E-mail
Blogosfera
Protocolos
PDF
Tablets
Google

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

DNS

graças a um sistema chamado DNS (Domain Name System)

Cada computador ligado à Internet possui um endereço IP próprio. Contudo, os utilizadores não querem trabalhar com endereços numéricos do tipo 194.153.205.26. Preferem usar um nome de domínio ou endereços mais explícitos — endereços do tipo [www.tipografos.net].

Graças a um sistema chamado DNS (Domain Name System) é possível associar nomes em linguagem corrente aos endereços numéricos.

Chama-se resolução de nomes de domínios (ou resolução de endereços) à correlação entre os endereços IP e o nome de domínio associado.

Nomes de hosts (host names)

No início do TCP/IP, como as redes eram pouco vastas — o número de computadores ligados a uma mesma rede era perqueno — os administradores das redes criavam ficheiros chamados tabelas de conversão manual.

Estas tabelas de conversão manual eram ficheiros sequenciais, geralmente chamados hosts ou hosts.txt, associando em cada linha o endereço IP da máquina e o nome literal associado, chamados nome de hóspede.

Domain Name System

O sistema precedente de tabelas de conversão necessitava, no entanto, da actualização manual das tabelas dos computadores no caso de adição ou modificação de um nome de máquina.

Assim, com a explosão da dimensão das redes, e da sua interconexão, foi necessário instalar um sistema de gestão dos nomes hierarquizado e fácil de administrar.

O sistema apelidado de Domain Name System (DNS), que se pode traduzir por Sistema de nome de domínio, foi criado em Novembro de 1983 por Paul Mockapetris (RFC 882 e RFC 883), e seguidamente revisto em 1987 no RFCs 1034 e 1035.

O DNS foi objecto de numeroso RFCs.

.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

Copyright by Paulo Heitlinger, 2012