Typefaces em tipografos.net

Bertrand

Fonte digital Art Déco

A Livraria Bertrand do Chiado, fundada em 1732, é a livraria preferida na cidade de Lisboa, segundo um inquérito promovido pela Associação de Editores e Livreiros (APEL).

A Livraria Bertrand, na rua Garrett, foi fundada por Pedro Faure e, em 2010, foi considerada a mais antiga livraria em actividade, pelo Guiness Book.

Ao longo dos seus 281 anos de vida, aos seus balcões e pelas suas salas passaram nomes como o político José Fontana, que foi empregado e ali se suicidou em 1876, o historiador e escritor Alexandre Herculano, vários intelectuais da “geração de 70”, como Oliveira Martins, Eça de Queiroz, Antero de Quental e Ramalho Ortigão.

A Bertrand do Chiado abriu em 1732 e nunca deixou de funcionar. Entrada directa no Guiness como a livraria mais antiga do mundo ainda em actividade.

Livraria Bertrand, Lisboa

pdfglifos + exemplos

Fonte Display construtivista, de formas geométricas elementares. Um «all-time-favourite» da nossa fundição digital.

Formas altas e condensadas.

Este fonte foi processada a partir das letras em metal ainda patentes na loja do Chiado (Lisboa) da Livraria Bertrand.

  • A fonte digital Bertrand está inspirada no estilo Art-Déco, tão popular nos anos 30, 40 e 50.
  • É a primeira digitalização do nosso património tipográfico da época Art-Déco, com manifestações peculiares em Portugal, ainda visivéis em estabelecimentos, cafés, edifícios públicos...

Preço: 19 Euros.
Compre esta fonte via Paypal:

Pode comprar esta fonte via Paypal ou por transferência bancária. Os nossos clientes no Brasil e na América Latina normalmente preferem pagar por PayPal. Os nossos clientes em Portugal, na Espanha e nos outros países da Europa, preferem fazer o pagamento por transferência bancária.

Mande um email a Paulo Heitlinger para obter detalhes sobre a conta: pheitlinger(at)gmail(dot)com.

Bertrand, uma fonte de tipografos.net
Bertrand: set de glifos simples

Cantoneiros — outra bem-sucedida digitalização do nosso património tipográfico da época Art-Déco.

Deco de Avila, uma sugestiva fonte ao sabor do movimento Art-Déco, captada em Avila, Espanha.

  • Uma fonte OpenType, um único formato para Mac e Windows.
  • Inclui um jogo de versais, distribuídas pelas maiúsculas e minúsculas (variantes).
  • Uma fonte digitalizada por Paulo Heitlinger.
LB

Fundada em 1732 por Pedro Faure, a primeira Bertrand abriu portas na Rua Direita do Loreto. Em 1755, era o seu genro quem dirigia a livraria. Por causa do Grande Terramoto foi obrigado a instalar-se junto da Capela de Nossa Senhora das Necessidades. Dezoito anos depois, em 1773, a livraria regressa à reconstruída Baixa pombalina.

Passa a fazer parte do itinerário cultural da cidade. O Chiado de então era frequentado por escritores, nomeadamente Alexandre Herculano, Oliveira Martins, Eça de Queirós, Antero de Quental e Ramalho Ortigão, que por ali se deixavam ficar em conversa de amigos ou em acesas tertúlias.

Pela esquina de tão prestigiada livraria passava a História da cidade e do país. À Rua Garrett chegou notícia da fuga de D. João VI para o Brasil, ali se cruzaram liberais e conservadores e, mais tarde, republicanos e democratas. Em Abril de 2010, a Livraria Bertrand do Chiado ganhou o Guinness World Record para a mais antiga livraria em actividade.

Topo páginaTopo página