Homepage tipografos.net   Search by FreeFind

walter gropius (1883-1969)

wg
 

Antes de fundar a Escola Bauhaus, Walter Gropius foi membro do Werkbund, ainda a viver a disputa entre os que seguiam a tendência industrial de Muthesius e aqueles que resistiam na tendência artesanal do belga Henry van de Velde.

Gropius conciliou o melhor destas tendências com esse programa que foi o Manifesto da Bauhaus. Esta escola foi o maior centro do Modernismo e do Funcionalismo.

Nos anos de crise do pós-guerra, na República de Weimar, Walter Gropius foi nomeado director da antiga escola de van der Velde e reuniu as escolas de Belas-Artes e a das Artes Aplicadas.

Em Março de 1919, Walter Gropius foi nomeado director de uma nova escola chamada Staatliches Bauhaus, que reunia duas escolas já existentes:

  • a Kunstgewerbeschule (Escola de Artes e Ofícios)
  • e a Säschsise Hochschule fur bildende Kunst (Academia de Arte)

Uma vez nomeado director, Walter Gropius levou consigo os pintores Lyonel Feininger e Johannes Itten e o escultor Gerhard Marcks. Em 1920 juntaram-se-lhes Paul Klee, Oskar Schlemmer e Georg Muche.

Em 1919, a Bauhaus abre as suas portas na cidade de Weimar. Esta escola estatal assenta nos conceitos do Werkbund.

Gropius via na experimentação artesanal e artística os instrumentos de pesquisa, ensino e aprendizagem ideais para criar o design dirigido para a produção em série. As tecnologias industriais para a produção em massa efectivariam uma «democratização» do design.

Em Dessau

Já em Dessau, Gropius foi encarregado de projectos de urbanização.

Em 1928, Gropius abandona a Bauhaus; na direcção sucede-lhe o arquitecto suíço Hannes Meyer.

O Funcionalismo é estabelecido como ideologia-mestre.

Quando Gropius anunciou a sua demissão, em Janeiro- Fevereiro de 1928, a escola — após um ano no edifício novo — estava no auge da sua fama e gozava de renome internacional.

A sua decisão inesperada causou surpresa tanto entre os estudantes como entre os mestres. Uma Bauhaus sem Gropius parecia impensável.

Como explicação, Gropius justificou que a Bauhaus gozava agora de segurança e que ele queria dedicar mais tempo à Arquitectura...

Foram criados uma série de problemas internos fundamentais nos anos de Dessau, mas que precisavam de ser resolvidos se a Bauhaus quisesse continuar a desenvolver-se com sucesso.

Hannes Meyer, que Gropius propôs para seu sucessor, tinha agora de encontrar uma solução.

Mais informações

...na secção designers.

W

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com