tipografos.net: design: designers: gropius

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design alemão.

Walter Gropius

wg
 

Estudou Arquitectura na Technische Hochschule de Munique de 1903 a 1905, e depois na Technische Hochschule de Berlim, de 1905 a 1907.

O seu primeiro projecto de edifício, em 1906, era para habitações de baixo custo, destinadas a trabalhadores agrícolas.

De 1908 a 1910, Gropius trabalhou no atelier de Peter Behrens, em Berlim, projectando escritórios e mobiliário para o armazém Lehmann em Colónia.

Em 1910, Gropius estabeleceu uma sociedade de arquitectura com Adolf Meyer (1881-1929) em Neubabelsberg e tornou-se membro d0 Deutscher Werkbund.

Como membro activo do Werkbund, opôs-se inicialmente ás exortações de Hermann Muthesius (1861-1927) a favor da estandarização e tomou o partido de Henry van de Velde, que advogava individualismo e criatividade pessoal no design.

A Fábrica Fagus (1911), projectada por Gropius, incorporava — inovadoramente — uma parede-cortina que estava suspensa dos elementos verticais do edifício e que foi apresentada nos anuários do Werkbund, que Gropius editou de 1912 a 1914.

Também desenhou a fábrica-modelo para a Deutsche-Werkbund-Ausstelung que teve lugar em Colónia em 1914, que com a sua construção de aço e vidro foi uma poderosa expressão do Movimento Modernista.

Após a devastação da I Guerra Mundial, Gropius aceitou a necessidade da estandarização no design e tornou-se director da Hochschule Fur Angewandte Kunst, que uniu á Kunstakademie em Weimar em 1919, para formar a Bauhaus.

Enquanto dirigiu a Bauhaus, de 1919 a 1928, Gropius insistiu na unidade das artes e instigou um sistema de oficinas chefiadas por mestres. Durante este período, aceitou numerosas encomendas privadas de arquitectura, incluíndo a Sommerfeld House, desenhando várias peças de mobiliário e desenvolveu uma casa pré-fabricada para a Weissenhof-Siedlung de Estugarda em 1927.

Quando a Bauhaus se mudou para Dessau, a escola adoptou um novo racionalismo, e em 1925 Gropius projectou instalações com esse objectivo, que encarnavam esta deslocação em direcção à modernidade industrial.

wg
 
g
Reino Unido

Em 1934 Gropius emigrou para a Grã-Bretanha, onde trabalhou em sociedade com o arquitecto E. Maxwell Fry (1899-1987) até 1937.

Enquanto esteve em Londres, Gropius trabalhou para a empresa de Jack Pritchard, a Isokon, onde foi nomeado chefe de design em 1936.

Um ano depois emigrou para os Estados Unidos.

Nos Estados Unidos

A partir de 1937, Walter Gropius passa a leccionar na Universidade de Harvard e no ano seguinte torna-se director do Departamento de Arquitectura da Universidade.

Nos Estados Unidos começa a desenhar arranha-céus, criando uma tipologia arquitectónica que será exaustivamente copiada nas décadas seguintes.

Em alguns projectos associa-se a Marcel Breuer, ex-aluno da primeira geração da Bauhaus. Com este, projecta um bairro operário em New Kessington, próximo de Pittsburgh.

Faleceu em Boston, em 1969.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com