Garamond
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

Robert Granjon (1513– Roma,1589)

Granjon é conhecido pelo seu tipo cursivo «Civilité» e pelos seus tipos romanos, que foram usados em toda a Europa. O francês Granjon foi um versátil gravador de punções e impressor em Paris (1551), Lyon (1558), Antwerpen, Frankfurt am Main e Roma.

Foi contemporâneo de Claude Garamond – e gravou romanas semelhantes às dele.

Mas Granjon não foi o único a ser confundido com Garamond. O «estilo Garamond», atribuível não só a Garamond, mas ao trio Garamond – Jannon – Granjon, afirmou a supremacia na tipografia francesa nessa época.

Paris

Presume-se que Robert Granjon tenha sido o filho de Jean Granjon. Fez uma aprendisagem de ourives. De 1543 em diante, trabalhou como gravador de punções em Paris. De 1543 a 48, trabalhou como gravador de punções de aço.

Em 1549 publica o seu primeiro livro em Paris, um livro de bloso com a edição do Novo Testamento em grego e latim. Nos anos 1550–51 trabalha com o fundidor de tipos Michel Felandat. Em 1556–57, funde tipos e publica em Lyon.

Desenha o tipo gótico itálico Civilité, que lhe granjeia grande fama.

No ano de 1562 regressa a Paris. onde continua a trablahar como gravador de punções e fundidor de tipos. Em 1565, Granjon produz a sua fonte Parangonne Greque por instigação de Plantin - como contraparte da Grec du Roi de Claude Garamond.

Sabemos que de 1570 a 74, Granjon pôs os seus tipos à venda na feira de Frankfurt. Em 1578, Granjon desloca-se a Roma por convite do papa Gregorio XIII — para gravar tipos exóticos para a Imprensa do Vaticano.

No Vaticano...

Em Roma, trabalhou entre 1578 e 1589, onde (este francês protestante!) foi convidado pelo papa Gregório XIII para fabricar tipos exóticos para a Typographia Vaticana, oficina fundada em 1559 e reorganizada em 1587 pelo papa Sixto V.

Granjon trabalhou em Lyon de 1557 a 1562, em Paris. Teve uma longa colaboração — 1563–70 — com Christophe Plantin em Antwerpen; os seus tipos foram usados na Bíblia Poliglota que Plantin imprimiu.

Plantin mandou gravar para esta complicada obra os caracteres necessários; fazendo as encomendas a Robert Granjon e Guillaume Le Bé, em Paris.

cursivos

Cursivos de Granjon

civ granjon

Lettre Françoise — Civilité, 1557

A Civilité

A civilité de Granjon e as versões posteriores

Bibliografia

Hendrik D. L. Vervliet Cyrillic & Oriental Typography in Rome at the End of the Sixteenth Century: An Inquiry into the Later Work of Robert Granjon (1578-90)

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

copyright by algarvivo.com