Garamond
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

William Caslon I (1692–1766)

Caslon, artesão de qualidade e artista de talento, foi também um bom homem de negócios. A fusão destas qualidades garantiu o seu sucesso profissional e comercial. Foi o fundador da grande tradição de qualidade do typeface founting britânico.

Will. Caslon

William Caslon I nasceu em Cradley, Worcestershire, no ano de 1692. Aprendeu em Londres o ofício de gravador de espingardas e de toolmaker.

Na capital montou o seu negócio em 1716, e mais tarde tornou-se gravador e fornecedor de punções e ferramentas para os encadernadores de livros.

Visto Caslon ter um óptimo sentido para o marketing dos seus produtos, montou em 1720 a sua fundição imediatamente adjacente à Oxford University Press.

O seu negócio tinha sido financiado por dois impressores, que lhe adiantaram dinheiro para lançar os seus tipos no mercado. Os vários typefaces de Caslon que apareceram em 1722 eram fáceis de ler e de desenho simples, e rapidamente se popularizaram no Reino Unido e nas colónias americanas.

O desenho de tipos de Caslon inspirava-se nos desenhos holandeses. O forte do typeface design de Caslon não estava na habilidade de criar formas de letras perfeitas, mas em criar tipos robustos, que permitiam compor uma página de texto digna.

As primeiras fontes de Caslon foram lançadas em 1734. Adoptando as proporções do estilo holandês, o Caslon Type tornou-se o primeiro grande tipo britânico.

«Assim como Shakespeare deu à Inglaterra um teatro nacional, Caslon deu ao país um tipo nacional» — Haley, Alan. History of Type.

No início do século XVIII, os impressores ingleses compravam e utilizavam as fontes holandesas, pois a manufactura de tipos na Inglaterra era insignificante.

O sucesso das fontes de Caslon e sua reputação entre os impressores ingleses retardaram no Reino Unido as influências das mudanças que ocorriam no continente europeu.

Durante o século XVII, os tipos holandeses — chamados hoje Old Style — preponderaram na Europa, mas no final do século, cerca de 1692, Philippe Grandjean, gravador de punções francês, criou o tipo Roman du Roi.

As mudanças no desenho dos tipos efetuadas pelos holandeses, , encontraram seu desenvolvimento final por meio de William Caslon.

A Caslon Letter-Foundry
Caslon Foundry

Em breve, a Caslon Letter-Foundry tornou-se a mais importante fornecedora de tipos para a maioria dos impressores de qualidade em ambos os continentes (a Declaração de Independência dos EUA viria a ser composta com tipos Caslon em 1776).

Em apenas um decénio, Caslon tornara-se o principal fundidor de tipos de metal em Londres.

Caslon fez bons lucros com o seu negócio de tipos; a sua Letter-Foundry estava organizada para produzir em série, com uma divisão de tarefas específica – trabalhando de modo industrial, portanto.

Caslon Sample

As primeiras fontes de W. Caslon datam de 1720, mas o seu famoso catálogo de tipos foi publicado em 1734.

Caslon publicou um mostruário com 38 fontes, as quais incluíam 7 Titlings, de 16 até 60 pontos; 14 Romans e Italicks, de minúsculos 5 até 48 pontos, 2 Saxon e 2 Blackletter, além de Armenian, Coptic, Gothic, Samaritan, Syriac, Arabic, Hebrew, Greek e seis variantes de Flowers & Borders.

35 das 38 fontes mostradas tinham sido gravadas por Caslon.

Veja as características das fontes de Caslon

Foundry

Na imagem: a fundição de tipos integrava o trabalho infantil - prática desumana, mas muito comum nessa época.

Já em 1727 tivera de mudar a oficina tipográfica para um prédio maior. O monarca George II agraciou Caslon com um posto de Juiz de Paz. William Caslon I morreu em 1766.

Tipos de Caslon
Prova de William Caslon
A estirpe dos Caslon

Caslon I — e os três descendentes da sua estirpe (W. Caslon II, III e IV) — criaram uma tradição de tipos funcionais que continuou até aos tempos da Times New Roman.

Temas relacionados

O grande concurrente: John Baskerville

Na tradição inglesa: John Bell

Fontes

Hoje abundam as versões digitais de vários revivals dos tipos de William Caslon I.

A American Type Founders, fundada em 1892, lançou em 1902 um revival do Caslon Type, e em 1905, uma versão levemente mais bold, a Caslon 540.

Esse desenho foi modificado para ser adaptado às tecnologias da Intertype e Linotype. Os dois desenhos diferenciam-se da fonte original pelas descendentes mais curtas e com maior contraste, características que as tornam aptas para a impressão rápida e para as novas variedades de papéis introduzidas na virada do século.

Os tipos originais de Caslon podem hoje ser vistos na St. Bride’s Printing Library, em Londres. stbride.org/

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com