Garamond
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

John Bell

Tipógrafo e impressor britânico.

John Bell, publicista e livreiro, pôs um anúncio no mês de Junho de 1787 prometendo o livro mais perfeito do mundo:

«J. Bell flatters himself that he will be able to render this the most perfect and in every respect the most beautiful book, that was ever printed in any country. »
Bell Font Monotype Bell

Monotype Bell

Na busca da perfeição tipográfica, John Bell tinha montado uma fundição de tipos e contratado o jovem punch­cutter Richard Austin para lhe gravar os punções de um novo desenho de letra. Este tipo foi baptizado com o nome do autor - Bell. Baseava-se na fonte produzida cerca de 30 anos antes por John Baskerville – outro perfecionista fanático.

A fonte, lançada por Bell & Stephenson, apareceu no mercado tipográfico em 1788.

Mr. Bell não teve sucesso com a sua type foundry. Fechou a fundição de tipos, devotou-se a outros misteres e o seu tipo desapareceu do mapa tipográco.

Os novos trends da tipografia (ditados por Didot e Bodoni) eclipsaram no Continente a modesta elegância da fonte de Richard Austin. Contudo, os americanos gostaram dela; a primeira cópia apareceu já em 1792, data a partir da qual se tornou popular nos EUA.

Um jogo completo de tipos fundidos a partir das matrizes originais foi comprado pelo americano Henry Houghton em 1864 e instalado na sua Riverside Press. Sem pensar muito, rotulou o tipo de English Copperplate.

Mais tarde, o desenhador de tipos Bruce Rogers usou frequentemente este tipo, dando-lhe o nome Brimmer. O designer Daniel Updike também trabalhou na Riverside Press e também usou a fonte English Copperplate, mas chamando à sua versão Mountjoye.

Apesar destes disfarces, o olhar atento do perito Stanley Morison descobriu o tipo de John Bell, quando estava a pesquisar na Bibliothèque Nationale em Paris, em 1926. Aí encontrou um exemplar do antigo specimen sheet, a folha de amostras editada pela fundição de tipos de John Bell em 1788.

Em 1926, não existia na Inglaterra nenhum exemplar desse mostruário, mas Morison reconheceu imediatamente que se tratava do original da Brimmer e da Mountjoye usadas na América. Publicou então em 193o uma importante monografia sobre John Bell.

Fontes

Em 1931-32, apareceu no mercado a Monotype Bell. þ

Bibliografia

Heitlinger, Paulo. Alfabetos, Tipografia e Caligrafia. Copyright © 2010 Paulo Heitlinger, Dinalivro. Lisboa, 2010. ISBN: 9789725765661.

Heitlinger, Paulo. Tipografia: origens, formas e uso das letras. 2006 Paulo Heitlinger, ISBN 10 972-576-396-3. Dinalivro. Lisboa, 2006.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

copyright by algarvivo.com