T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

» Ínicio

» As nossas fontes digitais

» Workshops

» Cadernos Tipográficos

» Brasil ¦ » Portugal» Espanha

» Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» Directório de fundições

» Boas Práticas

» História da Tipografia

» Livros históricos

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Sistemas de Escrita

» Glossário

» Museus, Bibliotecas

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

A Tipografia

A tipografia (do grego typos — "forma" — e graphein — "escrita") é o processo de criação e feitura de tipos, quer metálicos, quer de fontes digitais.

Erroneamente, a tipografia também é definida como a composição de um texto, física ou digitalmente. Contudo, esta actividade deve ser designada por composição e/ou paginação. O design gráfico também é frequentemente descrito como «tipografia».

Em Portugal e espanha, «tipografia» também é um termo usado popularmente para designar uma empresa/oficina de composição e impressão (a «gráfica»).

Composição e paginação

Como no design gráfico em geral, o objetivo principal da composição e paginação é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa.

A composição tipográfica deve ser legível, considerando o contexto em que o impresso é lido e os objectivos da sua publicação.

A composição e paginação é realizada através da escolha adequada de fontes tipográficas, do layout de texto, a sensibilidade para o tom do texto e a relação entre texto e os elementos gráficos na página.

Todos esses factores são combinados para que o layout tenha uma “ressonância” apropriada ao conteúdo abordado. No caso dos print media, os designers gráficos devem preocupar-se com a escolha do papel adequado, da tinta e dos métodos de impressão.

Com o advento da computação gráfica, a tipografia digital ficou disponível para designers gráficos. Hoje qualquer um pode escolher uma fonte e compor textos.

Mas essa democratização tem um preço, pois a falta de conhecimento e formação adequada criou uma proliferação de textos mal diagramados e fontes tipográficas mal escolhidas.

O conhecimento adequado (know-how) do uso da tipografia é essencial para os designers que trabalham na composição e no design de comunicação, ou seja, na relação de texto e imagem.

A tipografia é um dos pilares do design gráfico e uma matéria necessária aos cursos de design. Para o designer que se especializa nessa área, a tipografia revela-se um dos aspectos mais complexos e sofisticados do design gráfico.

Temas relacionados

O mercado das fontes digitais

Bibliografia
Layout, e-book da tipografos.net Paulo Heitlinger

LAYOUT é um e-book que ensina a paginar. Neste livro em formato digital são tratados os temas desta página e todos os outros assuntos relevantes para fazer uma óptima paginação de livros, jornais, newsletters, brochuras, etc.
Inúmeras dicas a nível estético e técnico fazem deste livro uma documentação única no universo dos livros profissionais escritos em Português ou em Espanhol. Por Paulo Heitlinger.

450 páginas em formato DIN A4, ao largo. Exclusivamente em formato e-book!

O primeiro manual prático escrito em português, sobre paginação, composição e Design editorial. Com muitos exemplos de jornais e revistas, nacionais e internacionais. Uma obra abrangente e informativa, guia elementar para estudantes, docentes e profissionais. Detalhes sobre o livro

Página actualizada em 11.2013

baixo

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com