T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

» Ínicio

» As nossas fontes digitais

» Workshops

» Cadernos Tipográficos

» Brasil ¦ » Portugal» Espanha

» Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» Directório de fundições

» Boas Práticas

» História da Tipografia

» Livros históricos

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Sistemas de Escrita

» Glossário

» Museus, Bibliotecas

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Manuscritos

Documentos em papiro, pergaminho ou papel; livro escrito à mão.

Um manuscrito é qualquer documento escrito à mão, tradução literal do latim manu scriptum, em oposição a documentos impressos ou reproduzidos de outras maneiras, como por exemplo, por tipografia ou por litografia.

Codex Leningrado
Manuscrito, executado com uma pena. Caligrafia gótica, de grande regularidade.
Biblia latina de 1407, exposta em Malmesbury Abbey, Wiltshire, Reino Unido.

Muitas vezes, um documento é descrito como "manuscrito" se foi produzido pela escrita directa no papel com o uso de instrumentos como o cálamo, a pena, o lápis ou a caneta.

(Outro emprego do termo "manuscrito" refere-se ao texto original de um autor (escritor, poeta, ensaísta etc.), em oposição ao texto revisado ou editado posteriormente, constituindo versões elaboradas por outras pessoas que não o autor.)

linkPapiro

linkPergaminho

linkCódice

linkPapel

Exemplo de manuscritos

Veja vários exemplos de livrso manuscritos, descritos netse site:

Palimpsesto (sobreposição)

Página manuscrita, pergaminho ou livro, cujo conteúdo foi apagado (mediante lavagem ou raspagem) e escrito novamente, normalmente nas linhas intermediárias ao primeiro texto ou em sentido transversal.

Miniatura

Pintura executada num manuscrito.

Caligrafias

A forma das letras dependia do ducto (da orientação do movimento de escrita e da inclinação da letra). O ducto foi sempre influenciado pela forma do corte da ponta da pena. Veja as letras carolinas e as letras góticas

Oriundo da China, canalizado até à Europa pelos islâmicos no século XI, o papel começa a ser usado em Portugal só no século XIII e demorou três séculos para substituir definitivamente o pergaminho.

Está provada a utilização de papel já no reinado de Dom Dinis; mas continua-se a dar um estatuto privilegiado ao nobre pergaminho, mesmo depois da Impressão ter posto em evidência todas as vantagens do papel.

Anúncio

M. Moleiro é uma empresa com prestígio em todo o mundo, especializada na reprodução de códices, mapas, obras de arte geralmente realizadas sobre suporte de pergaminho, vitela, papel, papiro... entre os séculos VIII e XVI sob a forma, na maioria dos casos, de livro de iluminuras. www.moleiro.com

Bibliografia
Layout, e-book da tipografos.net Paulo Heitlinger

LAYOUT é um e-book que ensina a paginar. Neste livro em formato digital são tratados os temas desta página e todos os outros assuntos relevantes para fazer uma óptima paginação de livros, jornais, newsletters, brochuras, etc.
Inúmeras dicas a nível estético e técnico fazem deste livro uma documentação única no universo dos livros profissionais escritos em Português ou em Espanhol. Por Paulo Heitlinger.

450 páginas em formato DIN A4, ao largo. Exclusivamente em formato e-book!

O primeiro manual prático escrito em português, sobre paginação, composição e Design editorial. Com muitos exemplos de jornais e revistas, nacionais e internacionais. Uma obra abrangente e informativa, guia elementar para estudantes, docentes e profissionais. Detalhes sobre o livro

Página actualizada em 11.2013

baixo

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com