T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

» Ínicio

» As nossas fontes digitais

» Workshops

» Cadernos Tipográficos

» Brasil ¦ » Portugal» Espanha

» Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» Directório de fundições

» Boas Práticas

» História da Tipografia

» Livros históricos

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Sistemas de Escrita

» Glossário

» Museus, Bibliotecas

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Caractéres / glifos

Caractére

[character] Cada uma das letras, números e sinais (inclusive espaços) que compõem uma fonte tipográfica.

entreletra. [spacing] Quantidade de espaço em branco entre caracteres.

Família de fontes

[family] Conjunto formado por uma fonte e suas variações (bold, light, itálico, versalete, etc.). O termo ‘família’ deve ser reservado para fontes para as quais o designer desenvolveu e gerou variações a partir de uma face básica.

fonte

[font, fount] Conjunto de caracteres num estilo específico, tipo. Na tipografia com tipos móveis, cada tamanho de corpo (medido em pontos) era considerado como uma fonte diferente, mesmo que se tratasse de um conjunto de caracteres com faces no mesmo estilo. Isto porque era necessário, para produzir cada um destes conjuntos, cortar punções e fundir matrizes diferentes.

Na tipografia digital, uma fonte é um ficheiro contendo o desenho e as propriedades métricas de um grupo de caracteres, assim como propriedades do tipo «OpenType features). Uma fonte digital é definida por suas características visuais, independente de seu tamanho, e pelo seu desempenho durante a composição.

Olho. [counter] Área em branco completa ou parcialmente fechada pelos traços de uma letra (como em O, H, C, etc).

abecedário

[Tip] Conjunto dos glifos utilizados na escrita de uma língua.

acentos

[diacritico] Sinal ortográfico. Na língua portuguesa existem quatro acentos: agudo (´), grave (`), til (~) e circunflexo (^). Na brasileira, também se usa o trema. Veja: diacrítico.

alfabetos

algarismo

[Tip] Cada um dos caractéres do sistema de numeração árabe: 1,2,3,4,5,6,7,8,9,0. Veja os detalhes.

altura-x ¦ altura das maiúsculas

ampersand

[Tip] O caractére &. Em português designado e comercial, em inglês and e em francês Et – a forma original (E+t=&).

ANSI Character Set

[Tip dig] O conjunto dos 256 ? caracteres definidos pelo American National Standards Institute. Os primeiros 128 são os caracteres ASCII.  

Anti-aliasing

Rendering de fontes (ou de qualquer outro objecto gráfico) assistido pela benéfica suavização de fontes. Melhoramento da representação dos bitmaps no monitor de um computador, substituindo ao longo dos contornos os bits pretos e brancos por tons cinzentos intercalares. Resulta um efeito ligeiramente desfocado no contorno, que evita que se vejam «escadinhas»: (os pixels que compõem os glifos).

Existem várias tecnologias anti-aliasing: da Adobe (integrada no ATM) e da Microsoft, integrada no sistema operativo Windows (ClearType).

Antigas

[Tip hist.] Letras sem serifas e sem terminações, mais vulgarmente designadas «sem serifas».

Antiqua

[Romana, em português; antigua, em espanhol] Designação alemã para os caracteres romanos serifados, derivada da expressão italiana renascentista littera antiqua.

aspas « »,“ ”, ‘ ’

(Quotation marks, inglês; Anführungszeichen, alemão, guismets, francês). Sinais de pontuação que indicam o início e o final de uma citação.

As aspas portuguesas são: « »

As aspas inglesas e alemãs têm o desenho das vírgulas, sendo as aspas de abertura giradas em 180 graus.

Nunca confundir este tipo de aspas de abertura e de fecho (“blabla”) com os sinais a usar para polegadas (') e pés (''): 7'' and 8'

ASCII Character Set

[Tip dig] Muitos dos sets de glifos que integram as fontes digitais fornecidas por typeface designers ainda são baseados no American Standard Code for Information Interchange (ASCII). O conjunto ASCII é limitado a 128 glifos, mas pode ser alargado até aos 256 (Veja: ANSI Character Set).

cedilha

(do castelhano cedilla, «pequeno c») é um sinal diacrítico (veja: diacríticos).

Historicamente, a cedilha castelhana (e, por extensão geográfica, portuguesa, catalã e francesa) coloca-se somente sob um c, originado, entre outras possibilidades, um c latino palatalizado. No turco, pode ser colocada sob um s.

Forma, portanto, a letra ç (cê cedilhado), pronunciada originalmente /tz/, depois convertida em [s].

A cedilha é um pequeno z. A grafia actual teve origem na escrita gótica medieval. A utilização do sinal gótico foi devida à limitação do alfabeto latino.

O nome provém do castelhano, tendo sido cunhado no século XVII. O castelhano abandonou o uso da cedilha no século XVIII (o ç foi substituído por z ou c simples antes de e e i).

Os outros idiomas próximos, catalão, francês e português, conservaram-na. A introdução e a manutenção da cedilha em português é uma maneira eficaz e consensual de regular o problema da pronúncia ambígua do c latino.

De fato, se o cê cedilhado precede um a, um o ou um u é pronunciado [s]; se precede uma outra vogal é pronunciado [k]. Desta forma, o sinal permite evitar que se renuncie aos vínculos com o passado, preservando a coerência gráfica da língua e tornando a escrita menos ambígua.

A presença da cedilha numa palavra deixa clara sua origem etimológica. A cedilha é utilizada em português, catalão e francês sob a letra c para gerar o som [s] antes de a, o e u.

corpo

[size] Tamanho dos caractéres de uma fonte, incluindo as áreas destinadas aos descendentes, ascendentes, e, eventualmente, acentuação ou espaço de respiro além das linhas dos descendentes, ascendentes ou versais.

O corpo é indicado em pontos tipográficos. Por exemplo: «Esta fonte tem um corpo de 24 pt.»

.Diacrítico

Um diacrítico (do grego, que distingue) é um sinal gráfico que se coloca sobre, sob ou através de uma letra para alterar o seu valor fonético.

Exemplos:

Cedilha (Veja definição).

Acute — acento agudo — é ó ú

Acento grave — è à ò ù

Acento circunflexo — â ô

Umlaut. Trema — Ä ä Ö ö Ü ü ÿ ë Ë

Til – ã ñ

Bar, Stroke, Slash

Dot Accent

Macron

Breve

...outros

itálico

[italic] Corte de letra, caracterizado pela condensação e por formas específicas. Muitos vezes, o corte itálico assume uma inclinação mais ou menos pronunciada.

Itálico

Letra itálica de Simon de Colline

O corte itálico é caracterizado, muito frequentemente, por uma inclinação à direita. Mas o ‘itálico’ ou ‘grifo’, mais do que uma simples variação na inclinacão, é um estilo de letra, com formas inspiradas na caligrafia chanceleresca italiana do século XV.

Além da inclinação à direita, o itálico tradicional caracteriza-se também por seus caracteres mais condensados, serifas e terminais mais curvos, e desenhos diferentes para algumas letras como o a (sem o gancho superior), o g (sem orelha e com a cauda aberta) e o f (avançando abaixo da linha de base).

ligadura

Um glifo que representa a fusão de dois ou mais caractéres, com por exemplo, c+t:

Ligadura Tipográfica

No meio da imagem: ligadura, num texto impresso por Simon de Coline, Paris, 1530.

Ligadura tipográfica
Ligadura em tipos e metal. Foto: H. Wren
Caslon ligaduras

Ligaduras dos tipos móveis de William Caslon

As ligaduras remontam às letras romanas. Em Roma, era já muito frequente usar ligaduras.

peso

[weight]. Grossura dos traços de uma fonte, descrito como Light, Extra-light, Book ou Regular, Medium, Black, Bold, Extra-bold, etc.

O termo português «negrito», continua a ser usado, e equivale ao termo inglês Bold.

serifa, patilha

[serif] Pequenos acabamentos colocados de um lado, ou de ambos os lados da extremidade dos traços das letras, remate.

tipo, typeface

[type, typeface]. Um conjunto de caractéres, fonte. Na Tipografia com tipos móveis, cada um dos blocos que fazia parte de uma fonte.

In typography, a typeface consists of a coordinated set of glyphs designed with stylistic unity. A typeface usually comprises an alphabet of letters, numerals, and punctuation marks. A typeface may also include ideograms and symbols, or consist entirely of them, for example, mathematical or map-making symbols. The term typeface is often conflated with font, a term which, historically, had a number of distinct meanings prior to the advent of desktop publishing; these terms are now effectively synonymous when discussing digital typography.

Bibliografia
Layout, e-book da tipografos.net Paulo Heitlinger

LAYOUT é um e-book que ensina a paginar. Neste livro em formato digital são tratados os temas desta página e todos os outros assuntos relevantes para fazer uma óptima paginação de livros, jornais, newsletters, brochuras, etc.
Inúmeras dicas a nível estético e técnico fazem deste livro uma documentação única no universo dos livros profissionais escritos em Português ou em Espanhol. Por Paulo Heitlinger.

450 páginas em formato DIN A4, ao largo. Exclusivamente em formato e-book!

O primeiro manual prático escrito em português, sobre paginação, composição e Design editorial. Com muitos exemplos de jornais e revistas, nacionais e internacionais. Uma obra abrangente e informativa, guia elementar para estudantes, docentes e profissionais. Detalhes sobre o livro

Página actualizada em 11.2013

baixo

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com