T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

Marcos de las Ruelas y Paz

Calígrafo espanhol, activo na segunda década do séc. XVIII. Na corte real de Lisboa ensinou caligrafia aos filhos de João V.

Arte de Escrivir, 1718-1727

A obra saliente deste maestro de escrivir, a Pratica de el noble, y primoroso Arte de Escrivir varios caracteres, y distintas formas de letras, foi elaborada entre 1718 e 1727. Note-se que a igualmente importante obra de Manuel de Andrade foi elaborada em 1722.

Para além deste códice, existe ainda um outro manuscrito, conservado em Madrid e datado de 1727, igualmente dedicado à arte da escrita. Foi oferecido pelo autor ao infante D. Fernando, Príncipe das Astúrias (1713-1759), futuro rei D. Fernando VI de Espanha.

ruelas pratica

Pratica de el noble, y primoroso Arte de Escrivir varios caracteres, y distintas formas de letras / que humildemente dedica a la Magestad del Rey nuestro Señor Don Juan quinto de Portugal Don Marcos de las Ruelas y Paz Senador perpetuo del Cavildo, Justicia, y Regimiento de la ciudad de Cordova, y Maestro de Escrivir de Sus Altezas, los Serenissimos Señores, Señor Don Miguel, y Señor Don Joseph. – 1718. – [1], [112] f., enc. : il. ; 25x35 cm

Pratica de el noble, y primoroso Arte de Escrivir varios caracteres, y distintas formas de letras / que humildemente dedica a la Magestad del Rey nuestro Señor Don Juan quinto de Portugal Don Marcos de las Ruelas y Paz Senador perpetuo del Cavildo, Justici

O autor a cavalo

hebraico

A data de 1718 está patente em diversos fólios do códice, bem como o nome de Roelas y Paz como autor da letra e do desenho, que executou na corte real de Lisboa, onde ensinou caligrafia aos filhos de João V.

As ilustrações – cercaduras, tarjas e figuras antropomórficas, zoomórficas ou vegetalistas – são quase todas de tipo caligráfico. No f. 1, desenho à pena do escudo das armas reais de Portugal, ladeado por dois guerreiros com lanças; no rosto, cercadura com dois anjos, dois medalhões e duas figuras humanas, uma com a pena e a outra com o compasso e a régua; ao longo do códice há numerosas capitais com decoração caligráfica e reproduzem-se diversos tipos de letra e caligrafia.

Alguns dos desenhos são desdobráveis: custódia com Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição (f. 8); Rainha de Portugal (f. 9); Cristo com coroa de espinhos (f. 16); S. Francisco de Assis ajoelhado diante do Crucifixo (f. 18); infante Manuel a cavalo (f. 24); João V a cavalo (f. 29); Maria Madalena (f. 34); o Autor a cavalo (f. 40).

– Encadernado com pastas de cartão revestidas a pele vermelha, gravada com ferros a ouro, e super-libros com as armas reais portuguesas; corte gravado e dourado.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com