T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

Caligrafia em Portugal

Algumas breves notas sobre Manuel Barata, Manuel de Andrade de Figueiredo, J.J. Ventura da Silva e Pinto de Mesquita

Em Portugal, o primeiro tratado em que se preceituam e exemplificam regras de caligrafia, é o de Manuel Barata, de 1590. Este renascentista divulgou entre nós a letra italiana e a Bastarda.

Manuel de Andrade de Figueiredo

J.J. Ventura da Silva

Marcos de las Ruelas y Paz , Maestro de Escrivir

António Jacinto de Araújo, Professor d’Escripta

António Jacinto de Araújo publicou em 1797 a sua Nova arte de escrever / offerecida ao Principe Nosso Senhor para instrucção da mocidade, composta por Antonio Jacinto de Araújo, Professor d’Escripta, e Arithmetica, e Correspondente da Academia Imperial das Sciencias em S. Petersbourgo.

A obra foi acompanhado de 25 gravuras a buril, com datas compreendidas entre 1783 e 1790, executadas por José Lúcio da Costa, de alcunha Coxinho, gravador de buril nascido em Lisboa em 1763, e com actividades artística até 1810 (subs. «Lucius sc.»).

As gravuras, cujo desenho é da autoria de A. J. de Araújo, têm reproduções caligráficas de diversos tipos de letras e números, capitais com decoração de tipo caligráfico e ornatos caligráficos vários; cercaduras com decoração caligráfica; desenhos de penas, de mãos segurando a pena, tinteiro e compasso, régua, canivete, etc. – Publicado em Lisboa na Oficina de António Gomes, 1794.

Representação de diferentes cortes

Representação de diferentes cortes dos bicos das penas; ornatos caligráficos. Gravura a buril, de José Lúcio da Costa, gravador de buril nascido em Lisboa em 1763, e com actividades artística até 1810.

 
 

Pinto de Mesquita

O Methodo Calligraphico para o Commercio e Lyceus de Pinto de Mesquita custava 40 reis. Um instrumento para aprender estilos de escrita. Usava-se, então a letra francêza (que aparecia ainda com a ortografia franceza ou francêsa).

Instruía-se na posição correcta para escrever, onde se colocava os braços e as pernas, como se segurava na canneta, onde era mais correcto colocar o papel, o tinteiro e o mata-borrão, por onde se devia começar a desenhar a letra, como fazer traços finos e traços mais grossos...þ

Bibliografia

Em 1923, H. de Campos Ferreira Lima publicou uma curta bibliografia dos mestres calígrafos portugueses.

Figueiredo, Manuel de Andrade de, 1670-1735. Nova Escola para aprender a ler, escrever, e contar... primeira parte / por Manoel de Andrade de Figueiredo, Mestre desta Arte nas cidades de Lisboa Occidental, e Oriental. - Lisboa Occidental : na Officina de Bernardo da Costa de Carvalho, impressor do Serenissimo Senhor Infante, 1722. - [18], 156 p., 44 f. gravadas a buril : il. ; 2º (31 cm) http://purl.pt/107

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com