Homepage tipografos.net   Search by FreeFind

wassily kandinsky

Kandinsky (Moscovo, 1866 — Neuilly-sur-Seine, 1944) foi um artista russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstração nas artes visuais.

WK

De origem russa, adquiriu a nacionalidade francesa. Nascido em Moscou, passou grande parte da infância em Odessa. De volta à capital russa, estudou Direito e Economia na Universidade de Moscovo, chegando a diplomar-se em Direito aos 26 anos, mas desistiu destas carreiras.

Casou-se em 1892 com a sua prima Anja Tchimikian, que acompanhou Kandinsky em 1896 quando este se mudou para Munique, iniciando os seus estudos em pintura na escola de Anton Ažbè. O estilo da escola de Ažbè desiludiu Kandinsky, que preferia pintar paisagens coloridas ao ar livre.

Após dois anos, Kandinsky tenta inscrever-se, sem sucesso, num curso ministrado por Franz von Stuck. Um ano depois, Kandinsky entrou finalmente no curso, que frequentou até 1900.

Em Maio de 1901, Kandinsky co-fundou a sociedade artística Phalanx e foi professor na escola fundada pouco tempo depois pela sociedade. Uma das suas alunas foi Gabriele Münter, que se tornou companheira de Kandinsky até 1914. Kandinsky separou-se de Anja Tchimikian em 1903.

O início do abstracionismo
k

Já na década de 1910 Kandinsky desenvolve seus primeiros estudos não figurativos, foi o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstracta.

Algumas das suas obras desta época, como "Murnau - Jardim I" (1910) e "Grüngasse em Murnau" (1909) mostram a influência dos verões que Kandinsky passava em Murnau nessa época, notando-se uma crescente abstracção nas suas paisagens.

Com o eclodir da I. Guerra Mundial, Kandisnky é forçado a abandonar a Alemanha, partindo para a Suíça acompanhado de Gabriele Münter em 3 de Agosto de 1914, esperando um fim rápido do conflicto.

Como este não se concretizou, Kandinsky voltou à Rússia, separando-se de Münter, a 16 de Novembro do mesmo ano.

Aproveitando uma exposição em Estocolmo em 1916, Kandinsky permanece na Suécia, onde conhece a sua terceira companheira, a russa Nina de Andreewsky, até ao advento da Revolução Russa. Volta então à Rússia interessado nos rumos do país, mas desentende-se com as teorias da arte oficiais e retorna à Alemanha em 1921.

A Bauhaus e últimos anos

Em constante contato com os artistas de vanguarda, passa a lecionar na Bauhaus até 1933 (quando a escola foi fechada pelo governo nazi).

Muda-se para Paris e aí viveu até o fim de sua vida. Faleceu em Neuilly-sur-Seine em 1944.

Desenvolveu a arte abstracta até o fim de sua vida. Com Piet Mondrian e Kasimir Malevich, Vassily Kandinsky faz parte do "trio sagrado" da abstracção.

W

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com