Tipografia Logo: Univers Univers Bold
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

Univers (Adrian Frutiger, 1957)

Uma das fontes sem-serifa de mais ampla divulgação mundial. É frequentemente usada em sinaléticas e CI.

Esta fonte sem-serifa, genuinamente «suíça» no seu conceito, foi desenhada por Adrian Frutiger para a mais ampla aplicação possível: print, sinalética, CI, etc.

Não falta em nenhum livro sobre a tipografia do século xx: a grelha original com os 21 pesos e graus de condensação e expansão da Univers, editada em 1957. O corte erroneamente chamado «itálico» é uma romana inclinada.

Univers sistema numérico

A sistemática dos pesos e corte para a Univers.

Esquema da Univers
 

Como Adrian Frutiger achou as classificações convencionais (Light, Bold, Condensed, etc.) pouco exactas ou mesmo arbitrárias, os membros da família de fontes Univers foram denominados com um sistema numérico bidimensional.

Um sistema que também serviu para sistematizar os cortes das famílias de fontes Frutiger, Serifa e Vectora. Até as variantes da Neue Helvetica foram assim sistematizadas.

 
Univers

Desenhos premiliminares para a Univers.

Quando foi lançada, a Univers foi algo moderno, mas ao mesmo tempo, comodamente imbricada no fluxo histórico da evolução das letras.

Frutiger nunca foi um revolucionário ou um quebra-esquemas (como Neville Brody, p.ex.); foi um font designer meticuloso, pragmático e decididamente orientado para o funcionalismo e o aspecto racional da comunicação — eis um «suíço típico»!

A Univers gozou de grande popularidade principalmente nas décadas de 1960 e 70, tornando-se, para muitos designers, a fonte do Estilo Internacional, por excelência.

A Univers no CI

A Univers tem sido usadad na Corporate Image de diversas empresas, entre elas a Swiss International Air Lines e a Deutsche Bank.

A Apple costumava usar todas as variantes itálicas desta fonte nos teclados de seus computadores.

O Metro de Paris também fez uso intenso da Univers.

db
 

Durante a década de 1990, a família Univers foi redesenhada (optimizando a fonte mas mantendo a aparência original) ; a nova versão é conhecida como Linotype Univers (já que é comercializada pela empresa Linotype).

Univers
Desdobramentos

Adrian Frutiger foi chamado na década de 1970 para projetar o sistema de comunicação visual do Aeroporto Internacional Charles de Gaulle de Orly, Paris. A fonte que usou neste sistema foi totalmente projetada para a ocasião, embora tenha sido inspirada nos desenhos da Univers. A fonte resultante foi adaptada para a comercialização e passou a ser conhecida como Frutiger.

A Frutiger foi influenciadora de dezenas de outras famílias, como a Myriad da Adobe. Portanto, a Univers está relacionada a uma parte significativa das fontes desenhadas nas últimas décadas.

A fonte Frutiger, do mesmo autor.

Bibliografia

Literatura sobre letras sem-serifa

Página actualizada em 10. 2009

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com