Century
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

» Ínicio

» As nossas fontes digitais

» Workshops

» Cadernos de Design

» Brasil ¦ » Portugal» Espanha

» Typeface Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» História da Tipografia

» Livros históricos

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Sistemas de Escrita

» Glossário

» Museus, Bibliotecas


E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Friederich G. König (1774- 1833)

FK

A Revolução Industrial mudou o curso da tipografia, mecanizando o processo da impressão. A máquina a vapor tinha aparecido já em 1769, o barco a vapor em 1807, a locomotiva em 1814.
Foi o alemão König que inventou em 1811 a prensa mecânica e introduziu a energia a vapor e o movimento rotativo no engenho de impressão.

Friedrich König, nascido em 1774 em Eisleben, Saxónia, patenteou uma impressora movida a vapor em 1810. Desde 1807 a trabalhar em Londres, König tirou partido na criação da sua impressora da invenção da máquina a vapor por James Watt em 1775.

A sua máquina caracterizava-se por incluir para além do funcionamento a vapor, uma novidade importante: dois rolos móveis que aplicavam a tinta sobre a forma impressora , voltando depois ao seu lugar dando azo à colocação do papel sobre a forma. A máquina , da qual se construiu um só exemplar, imprimia 400 folhas por hora — quase o dobro das prensas normais.

Friedrich Gottlob König nasceu em Eisleben, Saxónia, filho de camponeses pobres. Devido às suas aptidões, pode frequentar o liceu, apesar das limitações económicas da sua família. Em 1790 começa a aprender o ofício de impressor na Breitkopf und Härtel, casa editora em Leipzig.

A máquina de impressão passou daí em diante a dominar a vida de König, que frequentou várias cadeiras universitárias antes de entrar na vida profissional. Em 1802, König firmou um contrato com um amigo de infância para criar uma editora e oficina de impressão em Eisleben.

fk

Koenig construiu a primeira máquina impressora em 1803 em Suhl.

Já em 1803, passa à prática e começa a construir em Suhl um novo tipo de máquina de impressão, que não chega a concluir.

Seria em Londres, o centro industrial do mundo, que conseguiria construir, em 1811, o prelo mecânico para o qual obtivera um ano antes uma patente. Aí encontrara o necessário capital de risco para financiar a realização das suas novas máquinas.

A prensa mecânica de 1811 reduziu as nove operações do prelo Stanhope a somente três: primeira, colocar no local o papel; segunda, pôr em marcha a tábua de entintagem e impressão ao mesmo tempo e terceira, retirar o papel impresso.

Esta máquina de impressão trabalhou pela primeira vez em Londres, na oficina tipográfica de George Woodfall e Richard Taylor, na impressão dos 3000 exemplares do Annual Register para o ano de 1810.

Mas o investimento devorara importantes somas e König entrou em conflicto com os financiadores da sua invenção. Estes queriam introduzir a nova máquina apenas nas suas próprias oficinas, ao passo que König estava obviamente interessado em vendas mais abrangentes.

Em 1812, König criou uma outra máquina: o órgão impressor, de grande diâmetro, estava dividido em três partes do seu eixo, sendo utilizada uma dessas partes em cada movimento de vaivém do órgão tipográfico; assim eram impressos três exemplares numa volta completa do cilindro.

times

Zylinderdruckmaschine da "Times"

É este engenho que serve de modelo para a «Zylinderdruckmaschine» que imprime o jornal diário The Times a partir do dia 29 de Novembro de 1814.

Esta máquina era uma «Doppelmaschine», porque foi construída com dois cilindros para fazerem impressão simultânea. Inicialmente movida a força de braço, foi adaptada, em 1814, a vapor, e passou a imprimir 1.100 exemplares por hora!

No ano de 1816, König inventou uma máquina, que imprimia simultaneamente a frente e o verso de uma folha.

König & Bauer

Depois de voltar as costas à Inglaterra e regressar à Alemanha, König comprou, em 1817, o Convento Obernzell, perto de Würzburg. Em sociedade com o seu amigo Andreas Bauer (1783-1866) fundou aí a König & Bauer, empresa que obteve substancial apoio do rei Ludwig I da Baviera.

KBA1

1876 Würzburg: Koenig & Bauer fornece uma máquina à Magdeburger Zeitung

Em 1818, a König & Bauer apresenta a primeira máquina de retiração no sistema plano-cilíndrico. As invenções sucedem-se para além da morte de König em 1833.

Sem nunca ter deixado de introduzir inovações tecnológicas ao longo de várias gerações, a empresa König & Bauer (KBA) é hoje uma das líderes em máquinas de impressão de alta performance. A firma fundada em 1817 tem hoje centros de produção em Radebeul/Dresden, Frankenthal, Würzburg, Kassel e Trennfeld.

A KBA tem um activo de 7 400 empregados, sendo hoje um consórcio mundial, com fábricas em Viena (KBA-Mödling AG) e York, na Pensilvânia (KBA North America, Inc.)

Outra importante empresa no mercado das máquinas de impressão é a Heidelberger, junto com a KBA uma das líderes deste ramo de indústria.

Temas relacionados

linkOs conflictos sociais na Tipografia

Links
Bibliografia

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com