Tipo
Homepage tipografos.net   Search by FreeFind

» Ínicio

» As nossas fontes digitais

» Workshops

» Cadernos Tipográficos

» Brasil ¦ » Portugal» Espanha

» Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» Directório de fundições

» Boas Práticas

» História da Tipografia

» Livros históricos

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Sistemas de Escrita

» Glossário

» Museus, Bibliotecas

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Victor Palla (Lisboa, 1922-2006)

Vítor Palla

Gostou de ligar todas as formas de expressão, e por isso se dedicou à Arquitectura, à Fotografia, à Pintura, ao Design gráfico, à Edição de livros e revistas e à organização de exposições.

vp
Em 1949 José Cardoso Pires fez uma incursão no mundo editorial, fundando com Victor Palla a colecção de bolso Os Livros das Três Abelhas

Lígia Afonso escreveu: "...Victor Palla, protagonista de um dos mais importantes e versáteis percursos do século XX português, desapareceu, a 28 de Abril (de 2006), com 84 anos, sem que a dimensão da sua obra global tenha sido verdadeiramente entendida. A originalidade e o carácter inédito do seu percurso documenta uma sensibilidade profundamente plástica que reinventa, reinterpreta e cruza sucessivamente os diferentes media, sem determinação hierárquica, numa experimental vontade de contaminação e consequência".

Formado em 1946 pela Escola Superior de Belas Artes, partilhou atelier durante 25 anos com o arquitecto Bento de Almeida, parceria da qual nasceram os primeiros snack-bares do país, entre os quais o Galeto (classificado pelo IPPAR), o Carossel e o Piquenique (Lisboa), e o Cunha, situado no Porto.

Para além destes, Victor Palla projectou fábricas, apartamentos, escolas, como a Escola do Vale Escuro e a nº. 175 dos Olivais. Nos anos 60, projectou a Aldeia das Açoteias em Albufeira.

Notabilizou-se ainda como designer, concebendo graficamente múltiplas publicações, desde revistas a catálogos de exposições, bem como capas de livros publicados por várias editoras.

A sua prática estende-se à pintura, que apresentou regularmente em exposições colectivas desde meados da década de quarenta. A partir desta data também dinamizou diversas iniciativas culturais, co-fundando galerias no Porto e em Lisboa e contribuindo para a promoção de diversos eventos, dos quais se destacam as Exposições Gerais de Artes Plásticas, realizadas entre 1946 e 1956.

Aplicou a fotografia aos restantes domínios da sua actividade e, mais tarde, abraçou-a como mais um meio de expressão, que manteve até aos nossos dias.

Fotografia

A par de Costa Martins, fotografou Lisboa entre 1956 e 1959, reunindo um conjunto de trabalhos apresentados na Galeria do Diário de Notícias, Lisboa, e na Galeria Divulgação, Porto, sob o título «Lisboa, Cidade Triste e Alegre», posteriormente publicados em livro numa edição dos autores.

Caído no esquecimento, o resgate deste projecto deve-se à Galeria Ether que, em 1982, o relançou com nova encadernação e promoveu a exposição «Lisboa e Tejo e Tudo (1956/59)», acompanhada de catálogo.

Em 1992, o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, dedica-lhe uma exposição de carácter retrospectivo, designada «Victor Palla», acompanhada de catálogo. Em 1999 é galardoado com o Prémio Nacional de Fotografia, atribuído pelo Centro Português de Fotografia, Porto.

Com a fotografia, o seu nome foi conhecido internacionalmente, quando em 2001, o livro que publicou em conjunto com o também arquitecto e fotógrafo Manuel Costa Martins (1922-1996) foi eleito como um dos melhores livros do século XX.

Da associação com Costa Martins resultou o projecto Lisboa, Cidade Triste e Alegre (1959), com imagens tiradas pela dupla desde 1956 e mostradas em duas exposições na Galeria Diário de Notícias (Lisboa) e na Divulgação (Porto), em 1958.

lx
Lisboa, Cidade Triste e Alegre (1959)

O resultado “é uma surpreendente variedade inconformista de fotografias apaixonadas pelos quotidianos paralelos da cidade e da própria fotografia: desde a festa do registo até aos atrevimentos da impressão, passando pelas incertezas da revelação” (António Sena).

Para Lisboa, Cidade Triste e Alegre o duo Costa Martins -Victor Palla escolheu 200 fotografias entre cerca de 6.000, a maior parte das quais captadas na Alfama e no Bairro Alto. A acompanhar as imagens, excertos de poemas de autores portugueses.

VP recebeu em 1999 o Prémio Nacional de Fotografia, prémio este que se destinava a destinguir a carreira de um fotógrafo cuja intervenção criativa fosse considerada relevante no panorama da fotografia portuguesa, tanto pelo seu carácter inovador, como por desencadear processos renovadores.

Artigos sobre Victor Palla

Case studies... www.iade.pt/designist/pdfs/002_05.pdf

Publicações e exposições

O Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian organizou uma retrospectiva da obra fotográfica de Vítor Palla em 1992.

Video: Victor Palla por Maria José Palla (25 min.), encomenda do Centro Nacional de Fotografia, Janeiro 2000.

Afonso, Lígia. Victor Palla in Um Tempo e um Lugar. Dos anos 40 aos anos 60. Dez exposições gerais de artes plásticas, Museu do Neo-Realismo / CM de Vila Franca de Xira, 2005.

AA.VV., Victor Palla, Lisboa, Centro de Arte Moderna / Fundação Calouste Gulbenkian, 1992.

MAH, Sérgio, Victor Palla: Procurar, Ver e Exprimir o Mundo in “Arte Ibérica”, ano 4, nº 40, Out/Nov 2000.

Marques, Lúcia, Victor Palla in “Roteiro da Colecção do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão”, Lisboa, Centro de Arte Moderna/Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

Marques, Lúcia. A construção fotográfica da cidade - Lisboa, cidade triste e alegre (1956/1982), revista Insi(s)tu #7 e #8, pp 106 -113, Porto, 2004.

Palla, Victor, “O lugar da Tradição” in “Arquitectura”, 2ª série, nº 28, Jan. 1949.

Palla, Victor; Martins, Costa – “Lisboa, Cidade Triste e Alegre”, Lisboa, ed. autores, [1959].

Palla, Victor; Martins, Costa – “Lisboa e Tejo e Tudo” (1956/1959), Lisboa, Ether, [1989].

Pomar, Alexandre, Victor Palla (1922-2006) in “Expresso” – Revista “Actual”, 06.05.06.

Sena, António, História da Imagem Fotográfica em Portugal (1839-1997), Porto, Porto Editora, 1998.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

copyright by algarvivo.com