Paladino Andrade
Homepage tipografos.net   Search by FreeFind

» Ínicio

» As nossas fontes digitais

» Workshops

» Cadernos Tipográficos

» Brasil ¦ » Portugal» Espanha

» Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» Directório de fundições

» Boas Práticas

» História da Tipografia

» Livros históricos

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Sistemas de Escrita

» Glossário

» Museus, Bibliotecas

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Jorge Silva

Designer editorial especializado na direção de arte de publicações periódicas. É o melhor designer gráfico de Portugal.

JS

Jorge Silva é responsavel por numerosas revistas para clientes, sendo o Corporate Publishing uma especialidade onde tem revelado trabalhos de alta qualidade.

Foi director de arte do Combate, jornal político trotskista, entre 1978 e 2003. Neste jornal iniciou uma estimulante e duradoura ligação à ilustração editorial. Foi director de arte d’ O Independente de 1991 até 2000.

Entre 1998 a 2001 colaborou com o Salão Lisboa, mostra de banda desenhada e ilustração, organizado pela Bedeteca de Lisboa.

Foi responsável na área de edição do Salão, com o design de catálogos gerais e temáticos, como a Ilustração Portuguesa: 1998, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2004; Coleção Imagens de Bolso, sobre André Ruivo e André Carrilho; El Alma de Almada El Impar, sobre Almada Negreiros.

Para o jornal Público, criou em 1999 os suplementos Y e Mil Folhas, dos quais fez a direção de arte nos anos de 2000 e 2001. O Mil Folhas era um suplemento especialmente concebido para a ilustração.

Entre 2002 e 2004 esteve na revista Pública.

Foi director de arte das revistas 20 Anos (1997-1998) e Ícon (1999-2001). Em 2000 foi convidado para a remodelação da revista LER e em 2001 criou o atelier Silva!designers para desenvolver a revista LX Metrópole, da Parque Expo.

Em 2007 aceitou o desafio de ser o Director de Arte do Grupo Editorial Leya. Saíu em 2010.

Jorge Silva foi também ilustrador, entre 1986 e 1994. Para além do Combate, publicou no Contraste, O Independente, Expresso e O Jornal.

Fez uma exposição individual na Casa da Memória, em 1991. Organizou duas exposições, com catálogo, das ilustrações do Combate, em 1990 na Livraria Assírio e Alvim e em 1991 na Galeria Monumental.

Participou na Bienal de Vila Nova de Cerveira de 1988 com ilustrações do Combate.

Comissariou em 2004, no âmbito do Salão Lisboa, da Bedeteca, a exposição Anos 90, com uma seleção de trabalhos de 12 ilustradores. Fez o design de livros-catálogo dos ilustradores Brian Cronin para Arco/Casa da Cerca 2008, Isidro Ferrer para o Farol de Sonhos 2009, e Wolf Erlbruch para Ilustrarte 2009.

Ainda em 2009 comissaria e desenha o livro Combate Ilustrado, com a história de 21 anos de ilustração no jornal.

Tem regularmente assumido funções docentes em workshops e cursos de pós-graduação em várias escolas de Lisboa e Porto, nas áreas de direção de arte e especificamente na direção de arte de ilustração. Leciona a disciplina de Design no Mestrado de Edição Infantil na Universidade Católica em Lisboa e a de Direção de Arte no Mestrado de Design Editorial da ESBAP.

Prepara uma História da Ilustração Portuguesa e tem uma coluna mensal na revista dominical P2 do jornal Público, Almanaque, onde conta pequenas grandes histórias da ilustração portuguesa.

Jorge Silva tem tido nos últimos anos a opurtunidade de mostrar o seu grande talento criativo em trabalhos feitos para a Câmara Municipal de Lisboa.

Coleção D

É responsável pela Coleção D, livros dedicados à história do design e dos designers portugueses, editada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda. É uma colecção dedicada aos designers portugueses de várias gerações, com especial atenção aos criadores contemporâneos.

Apresentam-se autores de várias disciplinas, da comunicação aos objetos, da moda ao grafismo, da publicidade à ilustração. São monografias essencialmente visuais, que pretendem ser um primeiro encontro com a rica mas ainda mal estudada história do design português, sublinhando a sua excelência e importância no presente e no futuro do ensino e da prática do design. http://colecao-d.tumblr.com/about

 
Links

www.silvadesigners.com

Página actualizada em 2014

baixo

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com