Tipo
                   
     

tipografos.net

 

Pesquisa Google dentro deste site

   

» Ínicio

» As nossas fontes digitais

» Workshops

» Cadernos Tipográficos

» Brasil ¦ » Portugal» Espanha

» Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» Directório de fundições

» Boas Práticas

» História da Tipografia

» Livros históricos

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Sistemas de Escrita

» Glossário

» Museus, Bibliotecas

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

António Sena da Silva (1926—2001)

Arquitecto formado pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, artista plástico, fotógrafo, designer, cronista, pedagogo, empresário. Há trabalhosseus em embalagens, logótipos, marcas, modelos, ilustrações para livros e revistas, fotografia, cenários e figurinos para teatro e cinema, poesia, carroçarias, pinturas murais, pavilhões para exposições e feiras, mobiliário, trabalhos de arquitectura, administração empresarial, artigos e ensaios para revistas e jornais. Em todas as áreas foi reconhecido e premiado.

ss
Autoretrato

Sena da Silva deixou-nos o Centro Português de Design, do qual foi o primeiro director, concertando esforços para a construção do edifício sede e iniciando a publicação do periódico Cadernos de Design, a par da tradução e edição de diversos títulos de referência.

Na arquitectura, Sena destacou-se pelo interesse em estruturas efémeras para feiras industriais e exposições e pela concepção de edifícios escolares.

No domínio da Teoria do design assumiu forte protagonismo, assim contribuindo para a afirmação desta disciplina no nosso país.

Começou a fotografar com intuitos funcionais, pois em finais da década de quarenta dedicou-se a registar as peças defeituosas de motores de camiões para ilustração de relatórios técnicos da empresa A.A. Silva / Autosil.

Em 1956 e 1957, o seu interesse por este meio de expressão levou-o a desenvolver uma série sobre Lisboa destinada a publicação pela Guilde du Livre, da Suíça, projecto não concretizado.

Em anos posteriores aplica a imagem fotográfica ao desenho de capas de livros da Editora Ulisseia.

A fotografia manteve-se no centro das suas atenções ao longo das décadas seguintes, embora com pouco reconhecimento público até à realização da exposição «Fotografias, 1956/57», promovida pela Galeria Ether, Lisboa, em 1987.

A sua obra neste campo foi revisitada na exposição de carácter retrospectivo «Sena da Silva – uma retrospectiva», acompanhada de catálogo, produzida pela Fundação de Serralves, Porto, em 1990.

ss2
 
 
ssb
 
 
ssbb

O Troféu Sena da Silva, desenhado pelo próprio, foi instituído em 1991 pelo Centro Português de Design, como forma de homenagem e reconhecimento ao seu pai fundador, distinguido, uns anos, empresas e instituições que se destaquem na área do design, em outros, percursos profissionais polifacetados e consistentes.

Com a frase «Portugal precisa de design» (uma verdade à la Palisse) caracterizou as inquietações, desejos e necessidades de entendimento e aplicação do Design. O Design deveria estar na base de tudo; por isso, uma das suas ‘incansáveis cruzadas’ foi a de ‘levar o design aos industriais e por eles, ao utilizador final.’

Docência

Professor de Arquitectura de Interiores, Desenho de Mobiliário e Tecnologia de Pintura Decorativa na Escola António Arroio; de Design Gráfico, Geometria e Fotografia, na Sociedade Nacional de Belas-Artes, na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa; de Introdução ao Design na Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva; de Introdução ao Design na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa; de Arquitectura e de Design de Mobiliário Urbano no Curso Superior de Arquitectura da Árvore no Porto.

António Sena da Silva, divulgador do Design em Portugal, foi presidente do Centro Português de Design entre 1989 e 1994. A ele se deve a construção do edifício-sede, a publicação dos Cadernos de Design e a realização de eventos, colóquios e conferências que levaram o Design aos vários públicos.

Links

Centro Português de Design (www.cpd.pt),

Página actualizada em 1.2012

baixo

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com