Tipo
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

Pedro Brun: de Saragoça a Sevilha

Este saboiano foi, antes de chegar a Espanha, impressor em Genebra; iniciou a sua actividade em Espanha em parceria com Nicolás Spindeler, na oficina de Mateo Flandro (flandro=flamengo), em Saragoça.

Eventualmente para se livrarem da tutela do flamengo, em 1477 Brun e Spindeler mudam-se para Tortosa, e um ano mais tarde, instalam-se em Barcelona, onde publicam os Comentarios de Santo Tomás.

Em 1478, Brun separa-se de Spindeler, para continuar a sua actividade em Barcelona, onde se associou em 1481 a Pere Posa, impressor e livreiro. A partir de 1477, Brun imprime em Barcelona, onde terá permanecido até 1483-84.

Aqui imprime várias obras em parceria com o alemão Nicolás Spindeler e com Pedro Posa.

Também imprime, a sós, o Manipulus curatorum de Clemente Sánchez de Vercial e o Llibre del Consolat de mar, o primeiro código de costumes e leis marítimas (Livro do Consulado do Mar).

Em 1484 deixou Barcelona para se instalar em Sevilha. O primeiro impresso comprovadamente impresso por Pedro Brun em Sevilha é o Nobiliario de Fernando de Mejía, de 1492, publicado em parceria com Juan Gentil.

O Nobiliario de Fernando de Mejía é um tratado de heráldica de 96 folhas, em fólio. Impresso, como a grande maioria das obras desta época, em Gótica Rotunda, o texto em duas colunas, e três colunas o índice. Contem 65 gravuras de temática heráldica intercaladas no texto.

Da oficina de Pedro Brun em Sevilha saiu em 1498 a primeira edição da Introducción al canto llano, de Alonso Spañón, com notação musical impressa. ~

Em 1499, Pedro Brun dá à estampa a Ystoria do noble Vespasiano. O impressor morávio Valentim Fernandes, estabelecido em Lisboa, tinha produzido um livro com o mesmo nome e conteúdo em 1496, com imagens de origem alemã. Em 1506, Pedro Brun termina o Liber distichorum, o seu último trabalho de impressão.

...

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com