Garamond
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

Felice Feliciano

(Verona, 1433 – Roma, 1480)

Tratadista das ciências e artes da Renascença italiana.

Provavelmente, a primeira reconstrução da CAPITALIS MONUMENTALIS foi feita pelo excêntrico coleccionador de arte veronês Felice Feliciano no ano de 1463.

Design for the letter 'D', from Felice Feliciano, Alphabetum Romanum [Codex Vaticanus 6852]. edited by Giovanni Mardersteig (Verona: Editiones Officinae Bodoni, 1960).

'D', do Alphabetum Romanum [Codex Vaticanus 6852]. editado por Giovanni Mardersteig (Verona: Editiones Officinae Bodoni, 1960).

Felice, Feliciano Epistole e Rime Codice cartaceo (sec. XV) Scrittura umanistica Provenienza: Verona, Biblioteca Civica - MS 3039

Escreve este no seu manuscrito Alphabetum romanum, hoje conservado na Biblioteca do Vaticano: «Isto fui reconstruir ao modo antigo, segundo as muitas lápides de mármore, que se encontram em Roma e noutros sítios.»

Com base num alfabeto lapidar romano, cada letra é descrita por um diagrama comentado por um curto texto, explicando como construi-la – e por um desenho a cores representando o resultado.

Saiu do prelo em 1480 (ou 1483) o livrinho de padrões calígrafos de Damiano da Moile, que desenhou as suas versais segundo inscrições romanas. Do tratado impresso em Parma por este Damiano da Moile, calígrafo e iluminador tornado impressor, chegou-nos um único exemplar, reproduzido em fac-símile por Stanley Morison e publicado em 1927.

Já Felice Feliciano Veronese se empenhara em posicionar a sua redescoberta littera antiqua nas malhas de uma grelha ortogonal; Damiano da Moile também definiu uma quadratura para a análise geométrica do alfabeto romano.

Bibliografia

Feliciano, Felice: Alphabetum romanum Hrsg. von Giovanni Mardersteig. Verona : Ed. Officinae Bodoni, 1960. 137 S. 8°

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

copyright by algarvivo.com