Century
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

» Ínicio

» As nossas fontes digitais

» Workshops

» Cadernos Tipográficos

» Brasil ¦ » Portugal» Espanha

» Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» Directório de fundições

» Boas Práticas

» História da Tipografia

» Livros históricos

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Sistemas de Escrita

» Glossário

» Museus, Bibliotecas

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

DTP Desktop Publishing (1985 - )

O Desktop Publishing (erroneamente chamado «edição electrónica») foi uma viragem radical que transplantou a tecnologia de composição mecanica para os computadores — e que desempregou milhares de compositores e operadores de máguinas fotocompositoras.

dtp
 

A possibilidade de criar layouts WYSIWYG em monitores, e de seguida, imprimir, foi revolucionária, quer para a industria gráfica, quer para a industria de computadores pessoais.

O Desktop Publishing consiste na edição e produção de publicações, através de computadores, programas de paginação. As provas sao realizadas com impressoras, antes do trabalho ser mandado para as "artes gráficas".

O operador/paginador/designer cria layouts com texto, imagens, fotografias e outros elementos gráficos, utilizando programas de paginação, tais como

  • QuarkXPress,
  • Adobe InDesign,
  • Adobe PageMaker
  • Enterprise da WoodWing
  • PageStream
  • RagTime
  • Scribus
  • Microsoft Publisher
  • Apple Pages
  • e CorelDraw (obsoleto)

Hohe, o software InDesign é o melhor e mais versátil instrumento para o DTP.

Normalmente, para pequenas tiragens utiliza-se impressoras convencionais, e para grandes tiragens recorre-se a empresas impressoras.

O DTP permite que uma só pessoa (de preferência, um experiente profissional) execute o trabalho de toda uma equipe, desde o layout, passando pela edição de texto, até a separação de cores.

A criação de documentos no computador, como páginas HTML para web-sites, folhetos, posters, catálogos, boletins informativos, livros, brochuras, cartazes, pos a edição nas mãos de profissionais, abrindo caminho ao design editorial em PCs.

A fórmula DTP = Mac + Aldus + PostScript + Laserwriter

Macintosh team that worked in Bandley 3, in front of the building. It was taken in December 1983

Uma parte d team que desenhou o primeiro Macintosh. Dezembro 1983. Da esquerda para a direita: George Crow, Joanna Hoffman, Burrell Smith, Andy Hertzfeld, Bill Atkinson, Jerry Mannock

Paul Brainerd

O DTP surgiu em 1985 com o programa PageMaker da empresa Aldus Corporation e com a impressora LaserWriter da Apple Computer.

brainerd

A designação Desktop Publishing é atribuida a Paul Brainerd, fundador da Aldus Corporation. Paul Brainerd (1947 -) fundou a Aldus Corporation, (o nome é uma homenagem a Aldus Manutius.

Em Julho de 1985 foi lançado o programa Aldus PageMaker v1.0 para o recem-aparecido Apple Macintosh. Foi a revolução do publishing, que agora podia ser feito muito mais rápido e a custos substancialmente mais baixos.

mac
O Macintosh da Apple, computador lançado em 1984, estavava entre os primeiros PCs que dispunha de uma GUI (graphical user interface). Esta GUI possibilitava trabalhar com o software clicando com o rato em áreas específicas do monitor.

Tanto o Macintosh, como o software PageMaker baseavam-se na Adobe PostScript page description language. O impressor que primeiro integrou PostScript foi o Apple LaserWriter.

Da empresa Apple, o primeiro update significativo chegou com o Macintosh Plus, anunciado em Janeiro de 1986.

O PageMaker para os PCs/Windows também apareceu em 1986, atacando a supremacia que o Apple Mac detinha - que era considerado a melhor plataforma para o DTP.

O Quark XPress (1988) e o Adobe Photoshop (1990) vieram completar a suite das "killer applications".

Temas relacionados

linkPostScript / PDF / PDF /x

Bibliografia
Layout, e-book da tipografos.net Paulo Heitlinger

LAYOUT é um e-book que ensina a paginar. Neste livro em formato digital são tratados os temas desta página e todos os outros assuntos relevantes para fazer uma óptima paginação de livros, jornais, newsletters, brochuras, etc.
Inúmeras dicas a nível estético e técnico fazem deste livro uma documentação única no universo dos livros profissionais escritos em Português ou em Espanhol. Por Paulo Heitlinger.

450 páginas em formato DIN A4, ao largo. Exclusivamente em formato e-book!

O primeiro manual prático escrito em português, sobre paginação, composição e Design editorial. Com muitos exemplos de jornais e revistas, nacionais e internacionais. Uma obra abrangente e informativa, guia elementar para estudantes, docentes e profissionais. Detalhes sobre o livro

Página actualizada em 11.2013

baixo

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com