T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

» Ínicio

» As nossas fontes digitais

» Workshops

» Cadernos Tipográficos

» Brasil ¦ » Portugal» Espanha

» Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» Directório de fundições

» Boas Práticas

» História da Tipografia

» Livros históricos

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Sistemas de Escrita

» Glossário

» Museus, Bibliotecas

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Digitalização e vectorização de fontes

Terminologia e processos do desenho vectorial.

Anchor Points / Pontos de ancoragem

Desenho de curvas: cria-se uma curva adicionando um ponto de ancoragem onde a curva muda de direcção e arrastando as linhas de direcção que moldam a curva.

O comprimento e a inclinação das linhas de direcção determinam a forma da curva.

As curvas são mais fáceis de ser editadas e podem ser exibidas e impressas mais rápido, se forem desenhadas usando o menor número de pontos de ancoragem possível.

O uso de muitos pontos também pode gerar saliências indesejadas numa curva. Desenhe pontos de ancoragem bem espaçados e forme as curvas ajustando o comprimento e os ângulos das linhas de direcção.

BCP. Bézier Control Point

Os Pontos de Controlo são elementos das curvas Bézier que definem as propriedades dos segmentos curvos que descrevem as formas dos glifos de uma fonte. Termo usado nos programas de edição de fontes, como o FontLab, por exemplo.

Digitalização de fontes desenhadas à mão

No universo das fontes digitais, abundam as de fraca e má qualidade. São fontes mal vectorizadas, com kerning defeituoso ou com a colecção de glifos incompleta: faltam os á, ó, ç, etc.

No pior dos casos, acumulam todos estes defeitos. Essas fontes aparecem muitas vezes em formato TTF, são obra de amadores «jeitosos», e muitas até são grátis. Más prendas! Há características técnicas que são elemento-chave para garantir a qualidade de uma boa fonte digital.

O factor mais crítico na transposição de uma fonte para computador é a digitalização dos desenhos das letras feitos sobre papel, tarefa cujo desempenho satisfactório depende do conhecimento e da habilidade do técnico que faz a digitalização.

Embora o auto­tracing seja um recurso efectivo para capturar um desenho feito em papel, é problemático se o contorno (outline) da fonte não for cuidadosamente editado ou redesenhado.

Para optimizar cada glifo, os contornos têm de ser digitalizados com precisão, mas sempre com o mínimo possível de pontos de ancoragem (anchor points) – os necessários, e não mais.

Se os glifos forem definidos com pontos de ancoragem a menos, a fonte sairá tosca ou fracturada na impressão, especialmente se for impressa em tamanho grande ou em outputs de alta resolução.

Teste

Para apreciar a qualidade de digitalização de uma fonte, abra alguns glifos num programa de edição de fontes (Fontographer, Fontlab) ou converta em curvas alguns caractéres, usando um programa de ilustração vectorial como FreeHand, CorelDraw ou Illustrator.

Se os caractéres aparecerem moldados por linhas suaves, sem quebras e sem passagens abruptas e com um mínimo de pontos de ancoragem (preferivelmente menos de 20 por caractére), pode assumir que – em termos técnicos –, a fonte foi correctamente digitalizada.

Bibliografia
Layout, e-book da tipografos.net Paulo Heitlinger

LAYOUT é um e-book que ensina a paginar. Neste livro em formato digital são tratados os temas desta página e todos os outros assuntos relevantes para fazer uma óptima paginação de livros, jornais, newsletters, brochuras, etc.
Inúmeras dicas a nível estético e técnico fazem deste livro uma documentação única no universo dos livros profissionais escritos em Português ou em Espanhol. Por Paulo Heitlinger.

450 páginas em formato DIN A4, ao largo. Exclusivamente em formato e-book!

O primeiro manual prático escrito em português, sobre paginação, composição e Design editorial. Com muitos exemplos de jornais e revistas, nacionais e internacionais. Uma obra abrangente e informativa, guia elementar para estudantes, docentes e profissionais. Detalhes sobre o livro

Página actualizada em 11.2013

.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com