Tipografia Fenica Fenice
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

» Ínicio

» As nossas fontes digitais

» Workshops

» Cadernos Tipográficos

» Brasil ¦ » Portugal» Espanha

» Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» Directório de fundições

» Boas Práticas

» História da Tipografia

» Livros históricos

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Sistemas de Escrita

» Glossário

» Museus, Bibliotecas

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Piet Zwart (*1885 , †1977)

typograaf, fotograaf en industrieel ontwerper

O fotógrafo e artista gráfico modernista Piet Zwart combinou Dada com De Stijl, elementos irracionais com racionais, e deixou com o seu trabalho uma forte marca em artistas posteriores, como Gert Dumbar (*1940) e Wim Crouwel (*1928).

PZ Signet

Piet Zwart (zwart significa «preto »), senhor de um estilo criador muito original, chegou a leccionar na Bauhaus e emprestou o seu nome a uma das mais prestigiadas Escolas de Design nos Países Baixos, o Piet Zwart Institute.

pz

Nascido em Zaandijk em 1885, PZ começou sua carreira como arquitecto, trabalhando para Jan Wils, membro do De Stijl e para H.P. Berlage, designer da Beurs, a Bolsa de valores de Amsterdão.

PZ trabalhou também como designer de móveis e de interiores, além de ser crítico de arquitetura, numa longa carreira que se estendeu até a década de 60. Em baixo, a sua cozinha, perfeitamente funcional. Hoje exposta em Utrecht.

Centraal Museum in Utrecht
Mobiliário de cozinha, desenhado por PZ. Centraal Museum in Utrecht

Berlage, o mentor de Zwart, acreditava que «a geometria não era apenas útil na criação da forma artística, mas era até mesmo absolutamente necessária».

Como designer gráfico, Piet Zwart ganhou reconhecimento pelos inovativos trabalhos realizados para a Nederlandse Kabelfabriek Delft (fábrica holandesa de cabos) e para a empresa estatal de correios e telégrafos – a PTT.

pz1
Piet Zwart — 24.7 x 17.5 cm — PTT, 1932
pz2
"RADIO JAARBOEK", 1932, Piet Zwart, Poster 20.6 x 18.8 cm

Para a empresa NKF, PZ produziu um total de 275 designs – a maioria deles de estilo tipográfico. Por ser arquitecto, as ferramentas e técnicas utilizadas deram-lhe um extenso vocabulário geométrico: estava acostumado a usar os esquadros em diversos ângulos, a trabalhar com compassos e projecções em perspectiva. Obviamente, a influência do estilo moderno, conforme articulado por Jan Tschichold, estava bem claramente assumida.

Vereiniging Experimenteel Tooneel Wijnu, 1925
Vereiniging Experimenteel Tooneel Wijnu, 1925

The Typotekt, como ficou conhecido, não aderiu às regras da tipografia tradicional e acabou se destacando como um dos pioneiros da moderna tipografia, ao usar os princípios básicos do construtivismo e do movimento De Stijl em seu trabalho profissional.

A sua assinatura profissional era constituída pela letra P e um quadrado preto: em holandês ‘zwart’ quer dizer preto.

Os seus desenhos apresentarem invariavelmente cores primárias, formas geométricas simples, padronagens tipográficas e pelo inovador uso da fotomontagem – técnica aprendida com o amigo El Lissitzki, em 1926.

Em 1928, Zwart foi convidado a dirigir o departamento gráfico da Bauhaus, mas acabou dando apenas um curso nesta escola. Teve grande aproximação com Kurt Schwitters e Paul Schuitema – com este último desenvolveu o jornal quinzenal de vanguarda ‘De 8 em Ophbouw’ (O 8 e a Construção) que se utilizava das mais recentes técnicas gráficas.

Vereiniging Experimenteel Tooneel Wijnu, 1925
Piet Zwart — Bauhaus 1929 gelatin silver photograph 17.2 x 12.2 cm

Graças a Van Royen, director da PTT no início da década de 20 e funcionário da Associação dos Países Baixos para o Ofício e as Artes Industriais (organização que actuava como intermediária entre designers e seus clientes) Piet Zwart foi convidado a desenvolver selos postais para o governo holandês.

Anos depois, a colaboração estendeu-se ao desenho gráfico em geral. Het boek van PTT foi realizado em 1938.

ptt1
ptt
PTT Piet Zwart
Zwart, Piet. Het boek van PTT. Leiden: Posterijen, Telegrafie en Telefonie, 1938.
 

Apesar de encontrar muita resistência, Royen persistiu em trazer uma nova abordagem, tendo como resultado peças gráficas vanguardistas. Já no final da década, sob a iminência de uma ocupação nazista, a PTT assumiu uma postura mais conservadora, marcando o final de um período de experimentalismo.

Durante a ocupação nazi (1940-45) a PTT foi obrigada a assumir uma posição colaboracionista; Van Royen foi afastado e morreu em 1943 num campo de concentração.

Em virtude da iluminada tradição de desenhos criativos nos serviços públicos, levada adiante pelos discípulos de Zwart, a Holanda manteve sua importância na história do design gráfico internacional. Esta tradição iria ser continuado, por exemplo, com Dumbar.

Piet Zwart morreu aos 92 anos de idade, em 1977.

Poster «Ginástica para todos»
Amerikaansche Filmkunst
Fontes
Rubber Vloeren is adapted from a hand-drawn alphabet by Piet Zwart used for a series of advertisements for rubber flooring in the Netherlands. The original ad is pictured above on the right. The Rubber Vloeren alphabet was used by Zwart on several other occasions. There's a showing in Dutch Type by Jan Middendorp of the most spectacular version: a gold-on-blue version on ceramic tiles made for the First Church of Christ Scientist in The Hague when working for the architect Berlage. We hope this first digital rendering will find new life in new places Zwart could have never imagined.

plazm.com/fonts/

Bibliografia
  • K. Broos. Piet Zwart 1885-1977. Amsterdam 1982
  • W.L. & J. Brusse's Uitgeversmaatschappij 1903-1965. Rotterdam 1993.
Links externos

Piet Zwart emprestou o seu nome a uma das mais prestigiadas Escolas de Design nos Países Baixos, o Piet Zwart Institute, em Roterdam. pzwart.wdka.hro.nl/

Topo páginaTopo página

copyright by algarvivo.com