Paladino
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

» Ínicio

» As nossas fontes digitais

» Workshops

» Cadernos Tipográficos

» Brasil ¦ » Portugal» Espanha

» Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» Directório de fundições

» Boas Práticas

» História da Tipografia

» Livros históricos

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Sistemas de Escrita

» Glossário

» Museus, Bibliotecas

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Luc(as) de Groot

O holandês Lucas de Groot (*1963) é um dos mais importantes typeface designers de hoje. Graduou-se na Kabk em Haia, onde estudou Tipografia com Gerrit Noordzij.

Foi docente na Academia de Arte em DenBosch. Durante quatro anos trabalhou na agência de comunicação BRS Premsela Vonk, em Amsterdão; depois, trabalhou na MetaDesign, desenvolvendo trabalhos de identidade corporativa.

Redesenhou as fontes da Volkswagen e da Folha de São Paulo. Junto com Silke Schimpf e Dmitri Sorokin fundou a Font­Fabrik em 1997. Estes seus colegas trabalharam em projectos para revistas, assim como em Corporate Typography.

O seu trabalho mais conhecido é o clã de glifos Thesis, com 3 grandes famílias: TheSans, TheSerif e TheMix. Estes três grupos subdividem-se numa imensidão de variantes, pesos e cortes. Comum a todas as variantes é o desenho humanista. O clã de fontes Thesis tornou-se uma das mais aclamadas letras holandesas contemporâneas.

A Calibri, um das «Seis C» do Windows Vista, é uma família sem serifa, de traçado contemporâneo, altura do x muito pronunciada, com extremidades ligeiramente arredondadas. Tem itálicos genuínos, versaletes e vários tipos de algarismos.

As suas proporções permitem alcançar um forte impacto em linhas de texto compactas e também em corpos pequenos. Apesar da sua condensação, a Calibri apresenta boa legibilidade.

Outra fonte de Lucas de Groot integrada no Windows Vista é a Consolas, que vem substituir a Courier. As suas fontes: Calibri e Consolas, AgroSans, LF Sun, LF Corpid III, LF Jesus Loves You All, LF Nebulae, LF Punten (em cima), LF Spiegel (para o famoso magazine alemão), LF Taz III, LF TheAntiqua, LF TheAntiquaSun, LF TheMix, LF TheSans, LF TheSansMono, LF TheSerif.

Online em www.lucasfonts.com.

 

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

copyright by algarvivo.com