T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

Peter Knapp, fotógrafo e director de arte

Este designer editorial nasceu em Bäretswil na Suiça, em 1931. Estudou na Escola de Artes e Ofícios de Zurique (Kunstgewerbeschule Zürich). Em 1952, Peter Knapp mudou-se para a Paris e estudou na École des Beaux-Arts (Escola de Belas Artes).

Na França, trabalhou muito tempo como fotógrafo. Entre os anos de 1960 a 1964 e depois de 1974 a 1978, trabalhou como director de arte da revista Elle e ficou conhecido por inovações na fotografia de moda.

Com já o tinha feito Brodovitch, as modelos de Knapp moviam-se nas páginas, pulavam e riam. Mas a fotografia era efémera e superficial.

Knapp, 1963
 
 
 
 

O suíço começou na Pintura, transferiu-se para o Design gráfico, passou pela fotografia e agora está dedicado ao cinema, uma opção fundamentada pela sua necessidade de renovar. «Estive em permanente mudança ao longo das minhas cinco décadas de trabalho. Nada é realmente a minha natureza».

Knapp sempre sentiu a necessidade de reinventar-se. «Não me sinto ser um artista importante, mas gosto de estar constantemente envolvido em novas experiências. E, por isso, trabalho em algo até sentir que é divertido, interessante».

O fotógrafo define-se como um homem que não trabalha um estilo: «Alguém que se repete tem mais facilidade em vender o seu trabalho. Mas, para mim, passar toda uma vida a fazer a mesma coisa, simplesmente para ser conhecido, é menos interessante do que experimentar seis, sete novos caminhos para ir a algum sítio».

Para Peter Knapp é preciso fazer uma escolha: ou se trabalha para si próprio e se tem a noção que o trabalho vai chegar apenas a uma elite, ou se tenta fazer uma imagem popular. Embora qualifique de “menos interessante” a imagem criada para as massas, o suíço, de 69 anos, admite que, para a comunicação, esta possa ser “mais útil”.

Knapp sabe do que fala, porque, em cinco décadas, viu de tudo no mundo da imagem, especialmente naquela que se relaciona com a moda. «No princípio, via a imagem como informação, porque era aquilo que era. Os criadores tinham influência naquilo que as pessoas usavam».

Depois, nasceu o prét-à-porter e a imagem tornou-se ainda mais importante: «Tivemos de adaptar-nos e tirar fotografias em que a moda barata devia parecer cara. Foi uma experiência muito gratificante. Mas depois de 20 anos como fotógrafo de moda, não conseguia fazer coisas novas. As roupas já não eram novas, eram uma repetição».

Desiludido, abandonou o mundo da moda, onde já não vê estilo, mas sim hábitos, e o trabalho próximo com as mulheres, as suas modelos de eleição, por serem mais abertas a nova experiências do que os homens.

Hoje, afastado da fotografia, área que o celebrizou, arriscou novos projectos: “O ano passado fiz um filme sobre Van Gogh para o canal ARTE e agora estou a acabar o livro sobre os seus últimos 70 dias”, contou.

O futuro reserva-lha a adaptação do filme para o grande ecrã. “Não será tão preciso, mas será mais popular. Pelo menos é o que eu espero».


Peter Knapp was born in 1931 in Bäretswil, Switzerland. He took his first photographs in 1945, and in 1947 he enrolled at an art school in Zurich where he trained as a graphic designer. He also began to paint, and in 1952 went to Paris to study at the École des Beaux-Arts. He was noted for his skills as a page designer and his taste for typography, and was given a job at the Galeries Lafayette department store, where he soon became art director in charge of windowdressing and advertising.

Links

Les photos de Peter Knapp s’invitent au musée...

www.designingmagazines.com

Bibliografia

LAYOUT - Design editorial. E-book de Paulo Heitlinger

http://www.egodesign.ca/en/article_print.php?article_id=202

.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com