T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

News magazines

TIME

Newsweek

Life

Der Spiegel

Antes da chegada de revistas célebres como Life, na Europa já se publicavam revistas ilustradas.

Na França, Vu e Match vendiam quase dois milhões de exemplares por semana.

Match, como o nome indica, nasceu como revista de desporto. Paris Match, já com o novo nome, reapareceu depois da guerra, em 1948, e depois de alguns anos já se adaptava ao modelo Life.

Em Março de 1923, dois jovens — Briton Hadden e Henry Luce — lançaram nos Estados Unidos Time, The Weekly News-Magazine, que marcou o que se convencionou chamar de "newsmagazines" ou "newsweeklies", revista semanal de notícias.

A fórmula usada valia-se da leitura dos mais importantes jornais norte-americanos da época. TIME organizou o país e o mundo, nas suas principais rubricas, a partir do que era publicado nos jornais mais importantes.

E apresentava o resultado dessa compactação em 28 páginas editoriais, que podiam ser lidas em meia hora.

O estilo em que o texto era escrito também fez parte da novidade: frases curtas, em forma de narrativa, com informações pesquisadas e checadas. Mas TIME ia além da condensação: acrescentava um contexto ao que havia ocorrido e emitia uma opinião.

A invenção e o sucesso do "newsweekly" geraram dois concorrentes nos Estados Unidos: em 1933 nasceram Newsweek e U.S. News and World Report.

L'Express na França em 1953

Panorama na Itália em 1962.

A primeira "newsweekly" brasileira, sai em 1968.

Em 1936, Henry Luce surpreendeu mais uma vez o jornalismo de revistas, lançando Life, a primeira revista ilustrada no mundo a usar a reportagem fotográfica como fórmula básica.

O ano de 1948 marcou também o lançamento da alemã Stern.

Época foi lançada na Itália em 1959. Por incrível que pareça, Assis Chateaubriand já tivera a idéia de lançar uma revista ilustrada muito antes dos norte-americanos e dos europeus: O Cruzeiro é de 1927, mas o jornalismo fotográfico só foi incorporado depois do aparecimento de Life.

Mais inspirada no modelo francês, a Manchete brasileira surgiu em 1952. De todas elas, só Match e Stern sobreviveram até hoje como revistas de sucesso. Sofreram muitas mudanças editoriais ao longo do tempo, mas souberam manter os leitores atraídos pelo gênero ilustrado, apesar da importância da televisão em seus países.

Temas relacionados

Terminologia

Links

www.designingmagazines.com

Bibliografia

LAYOUT - Design editorial. E-book de Paulo Heitlinger

.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com