T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind
 
 

Público (Portugal)

O Público é um jornal diário português, que se publica desde 1990. Foi reformado em Fevereiro de 2007. A fonte agora usada é de Schwartz.

Publico
Publico
Christian Schwartz. trabalhou com Mark Porter no redesign do Público.
Um jornal completamente novo, com este design editorial de Mark Porter.
A fonte agora usada chama-se Publico.
Publico fonte de Schwartz

José Manuel Fernandes ocupa o cargo de director. O jornal foi o pioneiro a publicar coleccionáveis, como CDs, CD-ROMs e livros, entre outros.

O jornal tem como cronistas, entre outros, Vasco Pulido Valente, historiador, Rui Ramos, historiador, Constança Cunha e Sá, editora política da TVI, José Pacheco Pereira, historiador, António Barreto, sociólogo, José Diogo Quintela, do grupo humorístico Gato Fedorento, José Miguel Júdice, jurista, Helena Matos, jornalista, e Sarsfield Cabral, jornalista.

A Público, Comunicação Social S. A. que publica o jornal Público pertence ao grupo empresarial português Sonae e foi fundado em 1989.

O seu primeiro director foi Vicente Jorge Silva.

O primeiro número do Público saiu para as bancas em 5 de Março de 1990, com um Estatuto Editorial. Este ainda se encontra em vigor.

A empresa Público, Comunicação Social S. A. foi constituída no dia 31 de Outubro de 1989, quatro meses antes de o jornal sair para as bancas. O jornal Público integrou-se em 1991 na World Media Network que consiste em uma associação de diversos jornais de referência no mundo que incluía, por exemplo, o jornal alemão Süddeutsche Zeitung, o espanhol El País, o francês Libération e o italiano La Stampa), com a qual publicou vários suplementos especiais.

Teve, durante algum tempo, participações no seu capital social de empresas de comunicação estrangeiras, nomeadamente as detentoras dos diários El País e La Repubblica (Itália).

Hoje, o Público integra a sub-holding da Sonae para as áreas da comunicação, a Sonaecom.

Em Março de 1995, o Público registou o seu sítio na internet e no dia 22 de Setembro desse ano, foi criado o PÚBLICO Online (actualmente designado Público.pt), e também uma outra empresa, a Público.pt Serviços Digitais Multimédia, SA.

Em Maio de 1999 começou a integrar também um serviço autónomo de notícias, actualizadas várias vezes por dia.

Ao longo dos seus 18 anos de existência, o Público editou largas dezenas de coleccionáveis (dos quais foi pioneiro na imprensa portuguesa, em 1992), suplementos especiais, livros, enciclopédias, CDs, CD-ROMs (a partir de 1999) e DVDs (a partir de 2003).

Desde 1997 edita também, anualmente, o Janus, Anuário de Relações Exteriores, em colaboração com a Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). [editar] Prémios Ao longo da sua existência, o Público e o Público.pt têm ganho vários prémios, entre os quais

  • Prémios ÑH02;
  • Prémio AMI - Jornalismo contra a indiferença;
  • Prémios PC Guia pelo melhor sítio notícioso;
  • Prémios Meios & Publicidade;
  • Troféus JETNET;
  • Prémios Mulher Reportagem (em conjunto com Sofia Branco);
  • Grande Prémio Imigração e Minorias Éticas;
  • Prémios Gazeta;
  • Prémios Bordalo de Jornalismo.
Antiga edição dominical do Público, antes de o Público ter mudado de estilo
Antiga edição dominical, antes de o Público ter mudado de estilo

www.publico.clix.pt

christianschwartz.com/publico.shtml

   

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com