T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind
 
 

DN — Diário de Notícias (Portugal)

dn

É um dos jornais matutinos e de referência em Portugal. Tem uma tiragem média de 34 mil exemplares, o que o coloca em 5.º lugar entre os jornais diários generalistas.

A família de fontes FTF Eudald News™ (1998–2006) de Mário Feliciano é um «typeface specially created for newspapers based on the types cut by Eudald Pradell in Spain during the eighteenth century. Eudald News was first used by Diário de Noticías re-designed by the Atelier Henrique Cayatte in 2006, being now used in several publications all over the world. Inclui 7 fontes: Regular, Regular Table, Italic, Italic Table Bold, Bold Italic, Small caps

Tem a sua sede na Avenida da Liberdade, em Lisboa e é propriedade da Global Notícias, uma empresa do grupo Controlinveste. Além do DN, a Global Notícias detém vários outros títulos da imprensa diária portuguesa, incluindo "Jornal de Notícias", "24 Horas" e "O Jogo".

Foi fundado em 1864, por Eduardo Coelho e Tomás Quintino Antunes. Já passou por várias mãos, incluindo da empresa extinta Lusomundo Media, do grupo PT Multimédia. Actualmente, pertence à Global Notícias, uma empresa do grupo Controlinveste. Eça de Queirós foi um importante colaborador nos primeiros anos do diário. Joaquim de Seabra Pessoa, pai de Fernando Pessoa, foi crítico musical do jornal.

José António Saraiva foi redactor e José Saramago, prémio Nobel da Literatura, foi director adjunto em 1975, durante o Verão Quente. O seu actual director é João Marcelino.

O Diário de Notícias foi eleito o jornal ibérico impresso com melhor design de 2005, no congresso "O Melhor Design Jornalístico Portugal & Espanha". O DN conquistou mais dois galardões de Ouro. Um pela capa elaborada sobre a morte de Arafat e outro pelo grafismo de uma reportagem intitulada Flores do Mal.

Na 2.ª edição do encontro ibérico, organizada pelo semanário Expresso e pela Sociedade Espanhola de Design de Notícias, distinguiu o desenho gráfico de mais de dez jornais, entre eles o Público e O Independente, e as edições online do mercado ibérico.

O DN viu o seu design ser premiado com mais nove galardões na competição internacional European Newspaper Award. Assim a equipa gráfica do diário da Controlinveste, liderada por Ivone Ralha e Paulo Barata Corrêa, viu um conjunto de três primeiras páginas arrecadar dois prémios.

Na categoria de Secção, o DN ganhou um prémio com a Boa Vida de 12 de Julho, e na categoria de Páginas Interiores com Publicidade, o prémio foi para o DN Música de 4 de Novembro de 2005. Na Fotoreportagem, mais uma vez o trabalho de José Carlos Carvalho "Na Cara do Touro", publicado no antigo DNA, foi premiado.

A ilustração do DN soma e segue com André Carrilho a ganhar dois prémios na categoria com um conjunto de sete trabalhos, onde se insere a caricatura de Cavaco Silva. E na área dos suplementos, num conjunto de três trabalhos, onde se inclui o último DNA, o DN ganhou dois prémios, enquanto nas Revistas, arrecadou um prémio para a NS.

Pedro Rolo Duarte despede-se da sua coluna do Diário de Notícias. E do Diário de Notícias. Passaram 25 anos de colaboração permanente nas páginas do jornal. Recordou os 10 anos de uma paixão chamada "DNa". Agora vai caber a vez à revista "6ª". Em sua substituição, o caderno "DN Televisão".

Depois de mais de 50 galardões conquistados em design ao nível ibérico e europeu, a equipa artística do Diário de Notícias teve esta semana também o seu reconhecimento internacional. Ao todo, foram quatro os prémios de excelência atribuídos pela Society for News Design (SND), o mais reputado organismo mundial em matéria de desenho de jornais. Uma capa da 6ª, o redesign de Henrique Cayatte, uma primeira página do DN e um portfolio individual de André Carrilho fizeram os quatro em linha para o DN.

Na 28.ª edição da Best of Newspaper Design Creative Competition - organizada anualmente pela SND para promover o desenho dos jornais - são, assim, reconhecidos o trabalho de redesign do jornal, levado a cabo pelo designer Henrique Cayatte; uma capa do suplemento 6ª, editado por Nuno Galopim e coordenado, ao nível artístico, também por Cayatte; um portfolio individual do cartoonista André Carrilho; e uma primeira página (do primeiro caderno) do DN, ilustrada pela caricatura de Carrilho sobre o Orçamento do Estado.

   

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com