didone
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

Manuale Tipografico

O célebre livro de amostras do impressor e tipógrafo italiano Bodoni.

b
Mestre Bodoni, conforme retratado no Manuale

Publicação famosa de Giambattista Bodoni (1740, 1813). Este livro não é um manual tipográfico, é essencialmente um mostruário dos excelentes tipos metálicos gravados e fundidos pelo notável impressor de Parma. Publicado em 1818, o livro põe em destaque as capacidades artísticas do autor e «funciona» como um instrumento publicitário para atrair a atenção dos bibliófilos para a qualidade das impressões da Oficina de Parma.

Na época napoleónica, Bodoni, impressor em Parma, foi elogiado pelos maiores autores seus contemporâneos.

A edição original de Bodoni ficou incompleta. Bodoni morreu no ano de 1813 em Parma; em 1818, a sua viúva publicou, em dois volumes, somando 543 páginas, o Manuale Tipografico, que Bodoni preparara ao longo de 50 anos. Contem caractéres romanos, itálicos e exóticos, vinhetas, ornamentos, algarismos e notas musicais.

Bodoni Manual
b
Da Introdução de Bodoni ao seu Manuale

"Eis o fruto da minha indústria e das fadigas que, com verdadeiro fervor, durante muitos anos consagrei a uma arte que é o resultado da mais bela, da mais engenhosa e da mais proveitosa invenção dos homens, quero dizer, a escrita, cuja melhor forma é a imprensa, pois reproduz as mesmas palavras para um vasto público, o que é particularmente importante quando se quer ter a certeza de que não há diferenças"

Fontes

As particularidades dos caractéres de Bodoni.

Edição fac-simile

Na Octavo, pode comprar uma cópia digital do Manuale: www.octavo.com/editions/bodtip/

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com