Garamond
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

Os Elzevier

Os Elzevier (ou Elsevier) foram um ilustre clã de impressores, de origem judaica e estabelecidos em diversas cidades da Europa, activos nos séculos XVI-XVII.

Célebre pelos caractéres que levam o seu nome, Luis Elzevier (Lodewijk Elsevier) (Louvaina, 1540 - Leyden, 1617) imprimiu em 1583 uma das primeiras edições deste clã, o Hebraice Quæstiones et Responsiones, quando já se estabelecera como livreiro em Leyden.

Luis Elzevier tinha lojas (ou correspondentes) em Frankfurt am Main, Dordrecht, Paris, etc.

Proeven
Folha de espécimens, editada por Daniel Elsevier, com tipos do gravador de punções holandês Christoffel van Dyck
 
Bonaventura e Abraham Elzevier

Os mais ilustres tipógrafos e livreiros do clã foram Bonaventura e Abraham Elzevier, que se associaram como impressores em 1626, tendo a sociedade durado 26 anos, até à morte de Abraham, em 1652.

A firma foi extinta em 1681.

Os Elzevier deram à estampa obras num amplo leque temático — impressas em tipografia própria ou encomendadas a colaboradores — caracterizadas por grande qualidade tipográfica.

Colecção Elzevier da Biblioteca Nacional em Lisboa

A Colecção Elzevier da Biblioteca Nacional em Lisboa integra edições das diversas gerações da família Elzevier durante os séculos xvi e xvii. Este conjunto (370 espécies) integra-se no contexto das gran­des desco­bertas; a sua temática reflecte os novos conhecimentos geográficos, zoológicos e antropomórficos.

A iconografia científica e a referente aos livros de viagens está fortemente representada na colecção; a literatura clássica e contemporânea, os dicionários e as gramáticas, a história e a filosofia, a arquitectura e o desenho são outros temas importantes.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

copyright by algarvivo.com