Fotografia: os pioneiros

 

William Henry Fox Talbot (1800—1877)

Foi o inglês Talbot (1800-1877) quem desenvolveu o sistema de negativo e positivo, processo a que chamou Calotipia.

f

Cameras used by Fox Talbot between 1835 - 1839

Talbot iniciou suas pesquisas fotográficas, obtendo cópias por contacto de silhuetas de folhas, penas, rendas e outros objectos. O papel era mergulhado em nitrato e cloreto de prata e depois de seco, fazia seu contacto com os objectos, obtendo uma silhueta escura.

Finalmente o papel era fixado com amoníaco ou com uma solução concentrada de sal. Às vezes, também usava o iodeto de potássio.

Talbot conceived and brought about a wholly new way of making pictures, perfected the optical and chemical aspects of photography, and learned to use the new medium to make complex images for the botanist, historian, traveler, and artist.

Talbot procedeu a uma investigação exaustiva da possibilidade de obtenção de imagens fotográficas. Quando em 1939 chegaram a Inglaterra os rumores do invento de Daguerre, Talbot tratou de apresentar os seus trabalhos à Royal Society, uma instituição britânica, fundada em 1660 com o objectivo da promoção do conhecimento científico.

Rapidamente se percebeu que os Daguerreótipos eram imagens com maior qualidade, uma vez que o seu tamanho era consideravelmente maior que os 6,3 cm² das imagens de Talbot. Mas uma diferença importantíssima existia.

O Calotipo era um processo de obtenção de imagem fotográfica negativa numa emulsão de em sais de prata sobre um suporte de papel passado posteriormente, por contacto, a positivo.

A Calotipia, como inicialmente Talbot lhe chamou, era portanto uma prova de negativo/positivo, permitindo assim a sua duplicação em larga escala. Talbot aproveitou para vender imagens por si produzidas de paisagens turísticas de Inglaterra em quiosques e tendas artísticas.

f

Fox Talbot

The Pencil of Nature, 1884
pn

Em 1844 Talbot publicou o primeiro livro ilustrado com fotografias, The Pencil of Nature, que continha vinte e quatro Talbotipos originais (nome que posteriormente adoptou para a sua invenção).

Para além de merecer destaque por ser pioneiro neste campo, o livro de Talbot tinha como objectivo demonstrar as várias utilizações possíveis que a (sua) Fotografia apresentava.

The Pencil of Nature, publicado em fascículos entre 1844 e 1846, é um importante momento na história da Fotografia.


talbot

Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833)

Louis Jacques Mandé Daguerre (1789-1851)

Bibliografia

Página actualizada em 2.2013

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com